Secretaria de Saúde promove capacitação sobre inserção do Dispositivo Intrauterino para enfermeiras do município

terça-feira, 23 de abril de 2024

A Prefeitura do Altinho, através da Secretaria de Saúde promoveu no último final de semana, uma capacitação para as enfermeiras do município. A capacitação foi sobre consulta ginecológica, com ênfase na inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). O curso teve duração de três dias, sendo realizado em municípios diferentes, no sábado em Caruaru (Sede do IGESP), no domingo em Bonito (UPAE) e na segunda-feira em Catende (Unidade Mista Dr. João Mayrink). Esse é um avanço significativo pra o município, pois irá atender uma demanda que beneficiará as mulheres altinenses, ampliando e garantindo o acesso ao procedimento.
O DIU é uma pequena estrutura colocada no interior da cavidade uterina através de um procedimento simples e sua eficácia chega a 99%. O dispositivo apresenta como principal vantagem ser um método contraceptivo de longa duração, podendo ser mantido na cavidade uterina por até dez anos, a depender do fabricante.
Segundo o prefeito Orlando José este é mais um grande avanço para a saúde do município e quem ganha com esse avanço é a população. A atuação dos enfermeiros na área de ginecologia e obstetrícia tem sido muito exitosa, garantindo melhor acesso à Saúde para as mulheres. Hoje o município disponibiliza de oitos profissionais capacitados, treinados e com responsabilidade profissional para realizar esse procedimento, a inserção do DIU.