Semana alusiva a Pessoa com Deficiência e celebrada em Altinho

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

A Prefeitura do Altinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou a Semana da Pessoa com Deficiência. As comemorações alusivas tiveram início no dia 20 e se estendeu até o dia 26 de agosto, com o tema Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas.

Com base no tema, a Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Educação, CRAS, CREAS, Programa Criança Feliz, APAE e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promoveu uma semana com diversas atividades como palestras, jogos inclusivos, oficina de biscuit, caminhada e missa. O evento teve como objetivo proporcionar momentos de convivência, descontração, reflexão e inclusão social à esse público, bem como conscientizar a população e os órgãos públicos e privados acerca dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência. Dentre as comemorações alusivas a Semana da Pessoa com Deficiência, podemos destacar a caminhada que foi realizada na última sexta-feira dia 24 de agosto, onde contou com a participação de um grande público com o intuito de mobilizar e sensibilizar a sociedade e chamar atenção sobre as necessidades das pessoas com deficiência.

A Semana da Pessoa com Deficiência foi encerrada com uma missa solene, celebrada pelo Padre José Osvaldo. Durante a celebração o padre falou sobre a importância da inclusão social, da luta e da garra das pessoas com deficiência e também dos “apaeanos”, que têm, nestes supostos limites, a motivação para superação deles, o que, consequentemente, vêm diminuindo as diferenças sociais e o preconceito. Esta inclusão é de extrema importância para que a comunidade conheça as potencialidades e habilidades dessas pessoas. No encerramento da missa o prefeito Orlando foi homenageado, ele recebeu uma placa da APAE/Altinho das mãos de uma criança “apaeana”.

Participaram da missa o prefeito Orlando José, acompanhado da primeira dama do município Isis Monteiro, os Secretários Elenildo Arraes, Edvaldo Benevides, Zenaide Paula, Deisiane Bezerra, o Diretor da Infância e Juventude Edmar Junior, a Presidenta da APAE/Altinho Marleide e toda equipe da APAE e o Vereador Edson Alencar.

*Apaeano (Dicionário inFormal) – Pessoa que ajuda, auxilia ou participa do movimento das APAEs, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. Pode ser um voluntário, ou simplesmente alguém que faz uma doação em produto, bens, financeiro ou trabalho para a entidade.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação) ©2018