Serviços – Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia


A Secretaria de Educação tem o compromisso de garantir uma educação de qualidade para todos, promovendo igualdade de oportunidades e atendendo às necessidades da nossa comunidade. Por meio desta carta, apresentamos os principais serviços oferecidos.

1.MATRÍCULAS DA REDE MUNICIPAL

Etapas de Ensino: Educação Infantil (Creche e pré-escola), Ensino Fundamental, anos iniciais (1º ao 5º ano ) e anos finais (6º ao 9º ano e EJA).
Educação Infantil -Creche :Estudantes na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. Educação Infantil pré-escola: Estudantes com faixa etária de 4 e 5 anos de idade.
Cabe a secretaria de Educação planejar o atendimento e assegurar a matrícula dos estudantes de acordo com a Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996.

Documentos exigidos:

Certidão de nascimento do estudante; 1 foto 3X4;
RG e CPF da criança; Cópia da carteira de vacinação para estudantes da educação infantil; Cartão do SUS;
Tipo sanguíneo.
Laudo médico quando a criança possuir deficiência.

Documentos dos responsáveis:

Comprovante de residência; RG e CPF do responsável; Telefone para contato;
Cartão do NIS;
Cópia da certidão de nascimento ou casamento

Outras informações:

A efetivação da matrícula deverá ser realizada de preferência na escola mais próxima da residência do estudante. Na ausência de vagas em escolas próximas a residência fica assegurada a matrícula em qualquer Unidade de Ensino da Rede Municipal.
A direção de cada escola deverá organizar a listagem de seus estudantes para a etapa de continuidade aos estudos e informar a Secretaria para que seja planejado o atendimento de todos.

2.TRANSPORTE ESCOLAR

Objetivo: Garantir o acesso e a permanência na escola, dos estudantes matriculados na educação básica da Rede Municipal de Ensino.

Pré-requisitos: Estudantes matriculados na Rede Municipal que necessitem do serviço.

Documentos necessários: Comprovante de residência no ato da matrícula.

Custos: Gratuito

3.DIÁRIO ELETRÔNICO

Objetivo: Viabilizar a realização de um trabalho sistematizado, permitindo ao professor lançar a frequência e avaliações, além de fazer um cronograma para a disciplina.


Público alvo: Professores, Coordenadores, Gestores e equipe técnica e administrativa das Escolas da Rede Municipal de Ensino .


Organização: O Diário eletrônico pode ser acessado por qualquer computador. Essa ferramenta veio para facilitar muito o trabalho do professor e também do aluno, no acompanhamento da sua vida acadêmica.

4.ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE

A inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso de modo igualitário ao sistema de ensino.

Objetivo: Garantir o direito de todos à educação, promovendo o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência, e que abrange todos os níveis do sistema de ensino, desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Organização:

Visando uniformizar os procedimentos a serem adotados para garantir a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas unidades de ensino da Rede Municipal de Altinho, onde existem as Salas de Recursos Multifuncionais-SRM temos algumas orientações a serem seguidas para a efetivação do referido Atendimento. Considerando que em conformidade com a Resolução Nº. 4 CNE/CEB, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009, cabe […] aos sistemas de ensino garantir o Atendimento Educacional Especializado oferecido, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em Centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal e Municípios (Brasil, 2009) (Art. 5º).
Os estudantes também são assistidos pela equipe Multidisciplinar (fonoaudióloga,psicólogas e psicopedagogas).

5.CINEMA

Objetivo: Possibilitar a inclusão e o desenvolvimento cultural dos estudantes.


Público alvo: Serão contemplados 1.000 (mil) estudantes do 4º ao 9º ano e EJA da Rede municipal de Ensino.

Organização: Durante uma semana, a Rede Municipal de Ensino em Parceria com a Prefeitura Municipal, levará 1.000 estudantes ao cinema. Os mesmos serão distribuídos em grupos de 250 estudantes. A divisão e organização se dará por escola considerando as etapas de ensino, e faixa etária de cada estudante. Todos os estudantes serão acompanhados por seus professores e profissionais de apoio (quando houver).Todos os estudantes receberão um lanche.

6.AULAS DE TEATRO

As aulas de teatro serão conduzidas por profissionais da área, que auxiliarão os alunos a desenvolverem suas habilidades de interpretação, improvisação e expressão corporal. O teatro é uma excelente ferramenta para:

-Aumentar a autoconfiança dos alunos.
-Melhorar a comunicação verbal e não verbal.
-Estimular a imaginação e a criatividade
-Promover o trabalho em equipe e a empatia.

Horário: As aulas ocorrerão quinzenalmente no turno da tarde.


Público alvo: Estudantes das turmas integrais

7.AULAS DE NATAÇÃO

As aulas de natação acontecerão na piscina do Millennium Club e serão supervisionadas por um profissional de Ed. Física, qualificado. A prática da natação oferece inúmeros benefícios, como:

-Melhoria na resistência física e na saúde cardiovascular.
-Desenvolvimento de habilidades motoras.
-Segurança aquática e aprendizado de salvamento.
-Relaxamento e diversão.

Público alvo: Estudantes das turmas integrais.


Horário: As aulas de natação serão realizadas quinzenalmente

8.PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA, ESCRITA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL.

Esse projeto foi desenvolvido pela equipe de coordenadores da SEDUTEC, tendo como objetivo o incentivo à leitura, desenvolvimento da comunicação, o estimulo a imaginação e o senso crítico.

Destacamos a importância da leitura na vida de nossos estudantes, pois acreditamos no impacto e na transformação que o contato com o livro, desde a mais tenra idade, pode proporcionar em nossos educandos. Por isso, o Concurso de Leitura é uma oportunidade de incentivar a participação e o engajamento de estudantes, professores, coordenadores e gestão escolar como parceiros de uma jornada de descobertas e encantos, aproximando os diferentes públicos na partilha da leitura de diferentes gêneros e produções textuais. Com o uso de estratégias para dar continuidade ao aperfeiçoamento da fluência leitora adaptadas às diversas especificidades e contextos de cada faixa etária, proporcionando o aprendizado para todos.

Modalidades de Ensino

1.EDUCAÇÃO INFANTIL
2.ANOS INICIAIS
3.ANOS FINAIS
4.EJA

Formato: O concurso terá três etapas e na última, haverá a culminância do projeto e na ocasião serão selecionados os melhores leitores da Rede Municipal, onde os mesmos serão premiados pela Secretaria de Educação.

9.PROJETO ASPA DE INCENTIVO À LEITURA

Objetivo: Incentivar a formação de jovens leitores através de atividades que agucem o hábito da leitura, criando possibilidades para que os alunos possam se desenvolver na competência leitora.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas públicas municipais.

Critérios Avaliativos: Os estudantes serão escolhidos através de uma competição escolar na qual irão ler textos selecionados pela Secretaria de Educação .Será observado a entonação, espontaneidade e aplicação de pausas necessárias de acordo com a pontuação.

Etapas: Acontecerá em três etapas. A primeira realizada no município para a escolha da criança da rede, a segunda acontece entre os municípios e última acontece a nível estadual. É uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores-ASPA em parceria com a secretaria de Educação.

Custos: A premiação é de responsabilidade da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores-ASPA

10.ROBÓTICA

Objetivo: incentivar os estudantes a pensar de forma criativa, lúdica e prática de modo a resolver os problemas gerados pelo que foi estudado em sala de aula.

Público alvo: Estudantes das turmas do 6° ano integrais , das Escolas da Rede Municipal, considerando o critério de aptidão e/ou interesse.

Local: Serão contempladas duas escolas onde atenderemos em média 120 estudantes em horário integral.

Custos: Contratação de um professor.

11.REFORÇO ESCOLAR

Objetivo: Potencializar as aprendizagens e consolidar habilidades básicas para o desenvolvimento de competências em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes da rede pública municipal de ensino.

Público Alvo: Estudantes do 1º ao 9º anos das Escolas da Rede Municipal.

Período: 03 vezes por semana e sempre em contraturno.

Organização: Os estudantes serão atendidos em horário inverso de suas aulas. Os conteúdos ministrados serão organizados pela equipe de Coordenação Municipal e repassado aos professores e/ou monitores ,bem como a forma de abordar os conteúdos. Durante as aulas de reforço, serão usadas abordagens que engajem, estimulem e tragam novas vivências para os alunos a fim de suprir suas carências de aprendizado. Deste modo, os estudantes passarão a visualizar os conteúdos da matéria problemática de modo completamente diferente e muito mais abrangente, com toques e dicas que normalmente o professor de sala de aula não consegue tempo para mostra

12.AULÕES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

Objetivo: Reforçar a aprendizagem e a preparação dos estudantes para as avaliações externas.

Público alvo: Estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Visando levar o conhecimento aos estudantes da rede pública, de forma dinâmica e eficiente para. recuperar aprendizagens relativas a habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática que contribuirão em obter resultados significativos.

Organização: As aulas serão realizadas semanalmente pelos professores de cada escola das respectivas turmas e quinzenalmente, quando oportunizaremos aos estudantes da Rede Municipal uma participação em aulas ministradas por outros profissionais da área para que conheçam outras metodologias encantadoras e facilitadoras de aprendizagem. A cada aula, uma habilidade específica de Língua Portuguesa e Matemática será abordada.

13.FORMAÇÃO CONTINUADA

Objetivo: Promover a troca de experiência profissional, possibilitando assim a reflexão sobre a prática docente para que seja viável e se torne concreto o aperfeiçoamento individual e coletivo dos educadores.

Público alvo: Professores da Rede Municipal

14.SISTEMA DE AVALIAÇÃO (SAS)

O nosso Sistema de Avaliação SEDUTEC. A Secretaria de Educação criou o seu próprio sistema de avaliação .Esta iniciativa é crucial para um acompanhamento e gestão eficaz da educação. Permitirá uma visão mais precisa do desempenho dos alunos e do sistema, facilitando a identificação de pontos fortes e áreas que precisam de melhoria, e consequentemente, a criação de políticas mais direcionadas e eficazes.

15.MONITORAMENTO DA LEITURA E ESCRITA

Avaliar o Progresso dos Alunos: Monitorar a leitura e a escrita dos alunos permite entender seu progresso individual e coletivo ao longo do tempo, identificando avanços e desafios nas habilidades linguísticas.

Identificar Necessidades Específicas: Permite identificar alunos que possam necessitar de apoio adicional em leitura e escrita, possibilitando intervenções mais eficazes e direcionadas.

Promover Estratégias Pedagógicas: Com os dados coletados, educadores podem ajustar suas estratégias de ensino, adotando abordagens diferenciadas que atendam às necessidades de todos os estudantes.

Fomentar a Cultura de Leitura: Incentivar o hábito da leitura e da escrita, promovendo atividades e desafios que estimulem o gosto pela literatura e a expressão escrita.

Estabelecer Metas e Diretrizes: A partir das informações obtidas, a rede poderá estabelecer metas realistas e eficazes que orientem as práticas pedagógicas e as políticas educacionais.

Envolver Pais e Comunidade: Compartilhar os resultados e progressos com pais e a comunidade escolar, promovendo um envolvimento ativo no processo educacional e reforçando a importância da leitura e da escrita. O monitoramento da leitura e escrita visa não apenas a avaliação, mas a construção de um ambiente de aprendizado mais rico e inclusivo, onde todos os alunos possam desenvolver plenamente suas habilidades linguísticas. Ao compreender melhor o desempenho dos alunos, a rede escolar pode oferecer melhores recursos e suporte, garantindo uma educação de qualidade para todos.

16.SEDUTEC ITINERANTE

A visita da equipe da Secretaria de Educação às escolas é uma prática fundamental para promover o alinhamento, troca de experiências, identificação de desafios e construção de estratégias conjuntas para o aprimoramento da qualidade da educação. Por meio desse projeto, busca-se fortalecer a parceria entre a Secretaria de Educação e as escolas, valorizando o diálogo, o compartilhamento de boas práticas e a colaboração mútua.

OBJETIVO GERAL:

O objetivo do projeto SEDUTEC INTINERANTE é estabelecer um canal de comunicação efetivo entre a equipe de ensino da Secretaria de Educação e as escolas, visando promover a melhoria contínua da qualidade do ensino, o alinhamento de práticas pedagógicas e a construção de soluções coletivas para os desafios educacionais locais.

17.PARTILHA GESTÃO

Ao contrário do que se difundiu ao longo do tempo, a valorização dos profissionais vai para além das questões, puramente, financeiras e/ou salariais. Ela pressupõe a formação continuada e a realização de eventos educacionais que auxiliem na atualização profissional. Ao promover este momento de partilha, será possível identificar e reconhecer os profissionais que mais investiram na própria formação e que conseguiram se destacar nas suas atividades profissionais.

OBJETIVO

Aprimorar os pilares da comunicação: falar, ouvir, ler e escrever, utilizando os encontros das aulas atividade como potencializadores sine qua non, à partilha.

18.PROJETO ACOLHER

Projeto Acolher com as famílias de estudantes com deficiência e/ou autismo, matriculados na rede municipal de ensino, onde há encontros mensais no intuito de acolher, levar formação e informação, promover troca de experiência das vivências cotidianas entre as famílias no acompanhamento da pessoa com deficiência e/ ou autismo.

19.Aulas Exitosas

Aulas exitosas não são apenas sobre transmitir informações, mas sim sobre criar experiências de aprendizagem significativas que preparem os alunos para serem cidadãos críticos, criativos e engajados. Ao focar nesses objetivos, educadores têm a oportunidade de impactar positivamente o processo educacional e o desenvolvimento dos alunos. A experiência vivida em sala é apresentada em grande grupo para que os saberes sejam compartilhados. Essa ação acontece sempre no segundo semestre.

Como Acessar Nossos Serviços? Você pode acessar nossos serviços através:

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