Prefeitura implanta o programa Samuzinho no município

quarta-feira, 17 de maio de 2017

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde realizou na manha desta quarta-feira (17), o lançamento do programa Samuzinho. Este programa visa conscientizar as crianças sobre o uso devido do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu 192). Alunos da Escola Maria do Socorro, das turmas do 4º e 5º ano assistiram uma apresentação de teatro da equipe do SAMU que alertaram as crianças sobre a importância do serviço prestado pelo SAMU, chamando a atenção para quando, como e porque utilizar este serviço de emergência. Durante a apresentação a equipe do SAMU falou sobre o alto índice de ligações indevidas feitas ao serviço, dificultando assim os serviços de atendimentos, que segundo levantamento, 50% dos casos são ligações feitas por crianças.

De acordo com o Secretário de Saúde do município Dr. Rodolfo Cruz, o objetivo desse programa é resgatar a cidadania e destacar a importância de como proceder em casos de traumas e quadros clínicos até que o Samu chegue ao local ou até que se obtenha as devidas orientações dos médicos que se encontram na Central de Regulação de Urgências, através do número 192. Dr. Rodolfo lembra ainda que essa metodologia das palestras irá passar em todas as escolas, pois esse é o momento de interagir com as crianças, fazendo com que elas entendam a importância do serviço e aprendam ações de primeiros socorros, pois todas as pessoas precisam internalizar comportamentos que são necessários nos momentos de emergência. Se aprenderem desde cedo o que deve ser informado no momento de chamar o Samu 192, se economiza o tempo necessário para salvar uma vida.

Nós acreditamos no potencial e desempenho infantil como agente de apoio. Então, o maior objetivo deste programa é promover uma educação permanente para estas crianças, pois elas serão parceiras em mediar informações sobre prevenção de acidentes e sobre como se comportar adequadamente em situações de emergência, desta forma, serão reduzidas as estatísticas de acidentes, de sequelas, de mortes e de trotes telefônicos em nossa população. A escola tem como missão integrar os nossos alunos a sociedade e com a implantação do Samuzinho, tanto para eventos que ocorrem no ambiente escolar como no ambiente familiar, as crianças passam a aprender como se comportar para chamar a assistência da saúde, falou o prefeito Orlando José.

O evento foi realizado na Praça José Ferreira de Lima, onde na oportunidade houve várias ações como aplicação da vacina H1N1, aferição de pressão, teste de HGT entre outras atividades.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)