Governo Municipal homenageia os Conselheiros Tutelares de Altinho

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Em comemoração ao “Dia Nacional do Conselheiro Tutelar”, celebrado dia 18 de novembro, a Prefeitura do Altinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na manhã desta quinta-feira, 22 de novembro de 2018, uma solenidade em homenagem ao dia do Conselheiro Tutelar.

A solenidade aconteceu no prédio do Conselho Tutelar e contou com a presença de todos os Conselheiros Tutelares do município, do prefeito Orlando José, que junto do Secretário de Desenvolvimento Social do município, Elenildo Arraes, fizeram o descerramento da placa em homenagem a todos os conselheiros tutelares de Altinho. Também participaram do evento a Secretária de Saúde, Zenaide de Paula, o Presidente da Câmara de Vereadores de Altinho, Paulo Amaro, o Vereador Edson Alencar, bem como Marleide da APAE, o Coordenador do CREAS, Luan Assunção, e demais Coordenadores e Diretores.

“Hoje comemoramos o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar e não poderíamos deixar de prestar essa singela homenagem a excelente contribuição desses servidores para nossa cidade”, destacou o Secretário Elenildo Arraes.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. “Eles são responsáveis por zelar pelas crianças e adolescentes que são ameaçados ou têm os direitos violados. O principal objetivo dos conselheiros é lutar para que os direitos dos menores estejam assegurados dentro da comunidade”, falou o gestor do município, Orlando José.

A função de Conselheiro Tutelar foi criada em Julho de 1990, juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Um Conselheiro Tutelar deve lutar pelos direitos das crianças e adolescentes do seu município. Este cargo público implica exercer o papel de educador e orientador dos mais jovens, criando iniciativas que potenciem o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Altinho conta com 05 conselheiros tutelares que foram escolhidos pela população, por eleição direta para mandato de quatro anos.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação e Jornalismo) ©2018