Serviços – Secretaria de Saúde


SAMU – SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

UNIDADE DE SUPORTE BÁSICO (USB)

 

Finalidade: o SAMU tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. São urgências: situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Unidades de Suporte Básico (USB): A Unidade Móvel de Suporte Básico, além de material de insumos e medicamentos, conta com: rede de oxigênio, prancha longa para imobilização da coluna, colares cervicais, coxins e tirantes, cilindros de O2, talas para imobilização de fraturas, desfibrilador automático externo (DEA) e entre outros materiais.

Equipes das Unidades Móveis de Suporte Básico: Técnico de Enfermagem e Condutor (Motorista), ambos socorristas.

Pré-requisitos: Ligação telefônica realizada por qualquer pessoa ou profissional localizado no mesmo ambiente, (como residência, local de trabalho ou vias públicas) da pessoa/situação que precisa de atendimento de urgência;

Ligar para o 192, o cidadão é atendido por um Técnico Auxiliar de Regulação Médico (TARM), que direciona o caso para um médico regulador, que, após verificar a urgência do procedimento, acionará um rádio operador, o qual ativará a ambulância mais próxima ou adequada e dependendo da gravidade da situação, definindo se irá utilizada uma Unidade de Suporte Avançado (USA) ou uma Unidade de Suporte Básico (USB). 

Endereço da Base Descentralizada: Rua Maria Júlia de Menezes, Nº125,

Loteamento Novo Altinho

Telefone da Base Descentralizada: (81) 9. 9555-5935

Telefone geral para acionar o SAMU: 192

Documentos: Não é necessário

Agendamento Prévio: Não, demanda espontânea

Formas de acompanhamento: Não existe

Quanto custa: Gratuito, atendimento pelo SUS

Prazo para atendimento: Imediato (Funciona 24h)

 

 

UNIDADE MISTA DO ALTINHO

 

Finalidade:  desenvolver atividades assistenciais, bem como, tratamento da doença e recuperação da saúde, visando atender o paciente em situação de urgência/emergência, promovendo os primeiros socorros ou internamento, e o possível encaminhamento conforme entendimento médico, para os atendimentos especializados dentro ou fora do domicílio.

Pré-requisitos: demanda espontânea, e o atendimento é pelo SUS.

Tipo de atendimento: de urgência/emergência.

Como solicitar o serviço: ao chegar na Unidade, o usuário preenche sua ficha na recepção, passa pelo acolhimento de enfermagem e é direcionado ao atendimento médico; após atendimento médico o mesmo é devidamente encaminhado diante a necessidade apresentada para medicação na própria Unidade medicação para domicílio, ficar interno ou é referenciado para atendimento especializado. Lembro que todo atendimento é devidamente registrado em prontuário do paciente, desde a entrada até sua alta.

Prazo para atendimento: imediato, funcionamos 24h por dia, os 7 dias da semana.

Documentos necessários: RG e Cartão Nacional de Saúde, se possível.

Endereço: Rua Manoel Omena, Nº 64, Centro, Altinho-PE.

 

 

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL-CAPS

 

Finalidade: reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente à sociedade, devolvendo autonomia e autocontrole.

Pré-requisitos: não existe pré-requisitos, funciona de porta aberta sem agendamento prévio, podendo ser encaminhado por toda rede municipal de saúde, onde oferece acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.

Documentos: cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

Serviços disponibilizados: contamos com uma equipe multidisciplinar, ofertando atendimentos com psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, médico psiquiatra, enfermeiro, técnico em enfermagem e oficineiros para realizar as atividades em grupo, atendimento individual e familiar, consultas médicas, entrega de medicações, aplicações de injetáveis, atendimento a situação de crise, acolhimento, assembleias gerais com palestras e atividades extras que são inseridas no serviço diante a necessidade do usuário, a exemplo o nutricionista.

Como solicitar o serviço: comparecer a unidade portando todos os documentos, com encaminhamento caso possua e solicitar o acolhimento.

Endereço e horário de atendimento: Av. Apolônio Sales, Nº 252, Centro, Altinho- PE

Funcionamento: 8h às 15h, exceto na quarta-feira que fechamos as 12h para reunião de equipe. 

Formas de acompanhamento: semanal ou diária de acordo com a necessidade e disponibilidade individual do usuário

Quanto custa: serviço gratuito, atendimento pelo SUS

Prazo de atendimento: de acordo com as particularidades e evolução de cada paciente.

 

 

ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

 

Finalidade: ser o primeiro contato do usuário/paciente com o Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, a porta de entrada para o serviço. O objetivo da atenção primária é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como o de média e alta complexidade, por isso que é conhecida como Atenção Básica. No Município de Altinho dispomos atualmente de 08 Unidades Básicas de Saúde com equipe completa de Médico, Enfermeiro, Téc. De Enfermagem, Dentista, Auxiliar de Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde, Serviços Gerais e Recepção.

Serviços disponibilizados: ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, pré-natal de baixo risco, tratamento odontológico, vacinas, coleta de exames citológicos, dispensação de medicamentos gratuitos, realizações e acompanhamento de curativos básicos e especiais, verificações de sinais vitais e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão com tratamento continuado na unidade ou em domicílio.

Documentos: SUS ou Documento de Identidade pessoal;

Como solicitar o serviço: o cidadão pode procurar diretamente as Unidades de Atenção Primária (postos de saúde) geridas pelo município, além das visitas domiciliares que recebem pelos ACS’S a quem também podem solicitar agendamento para atendimento, ou então a depender das necessidades é feito uma busca ativa por profissionais da Unidade aos usuários.

Agendamento prévio: a depender da atual necessidade do usuário atendemos por livre demanda, como também agendamento prévio.

Formas de acompanhamento: a depender da necessidade do usuário, contínuo ou apenas no momento do atendimento.

Quanto custa: serviço gratuito, atendimento pelo SUS

Prazo para atendimento: a depender da atual necessidade do usuário e a demanda do Serviço, mas disponibilizamos de atendimentos diários de segunda a sexta das 07h às 16h.

 

Endereço das Unidades e Horário de Atendimento:

UBS LINDAURA ALVES: Rua Luiz Benevides de Melo, Nº106, Bairro: Vila Nova

UBS SERGIO RICARDO DE OMENA: Avenida Vereador João Alves da Silva, Nº 316, Bairro: Cohab.

UBS LOTEAMENTO: Avenida Homero Moura Barbosa, Nº 160, Bairro: Loteamento

UBS CENTRO: Avenida João Cassiano, Nº57, Bairro: Centro.

UBS ITUGUAÇU: Vila Ituguaçu, S/N, Zona Rural.

UBS VILA SÃO JOSÉ: Vila São José, S/N, Zona Rural.

UBS GUARACIABA: Vila Guaraciaba, S/N, Zona Rural.

UBS TAQUARA: Sitio Taquara, S/N, Zona Rural.

Contatos: Telefone da Coordenação das Unidades Básicas de Saúde

(81) 3739-1349

 

 

ODONTOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

 

Finalidade: ser a porta de entrada para o atendimento primário odontológico no SUS, promovendo a prevenção de doenças com grupos de moradores de cada território atuando na prática odontológica curativa e preventiva.

Serviços disponibilizados: atendimento odontológico básico, com procedimentos preventivos e curativos individuais: restaurações, exodontias, acesso a polpa dentária e medicação, drenagem de abscessos, raspagem, profilaxia, aplicação de flúor, raio x odontológico, prevenção e diagnóstico do câncer de boca.

Ações preventivas coletivas (palestras, orientações, escovação supervisionada), pré-natal odontológico, atenção aos portadores de necessidades especiais, acamados e portadores de doenças sistêmicas.

Urgências e emergências odontológicas

Pré-requisitos: não possui pré-requisitos. O cidadão precisa buscar as unidades de atenção primária. A demanda é agendada para procedimentos eletivos e espontânea para os atendimentos de urgência e emergência.

Documentos: Documento oficial e/ou número do SUS.

Como solicitar o serviço: para utilizar o serviço, o cidadão deve cadastrar-se na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, portando documento que confirme sua identidade e comprovante de residência ou atender um agente comunitário de saúde em sua casa.

Agendamentos: agendamento prévio para os procedimentos eletivos e demanda espontânea para urgências e emergências odontológicas.

Formas de acompanhamento: na própria UBS a cada 6 meses ou de acordo com a necessidade individual de casa paciente.

Quanto custa: serviço gratuito, atendimento pelo SUS

Prazo de atendimento: de acordo com a demanda do serviço.

Endereço das unidades e horários de atendimento:

UBS LINDAURA ALVES: Rua Luiz Benevides de Melo, Nº106, Bairro: Vila Nova

UBS SERGIO RICARDO DE OMENA: Avenida Vereador João Alves da Silva, Nº316, Bairro: Cohab.

UBS LOTEAMENTO: Avenida Homero Moura Barbosa, Nº160, Bairro: Loteamento.

UBS CENTRO: Avenida João Cassiano, Nº57, Bairro: Centro.

UBS ITUGUAÇU: Vila Ituguaçu, S/N, Zona Rural.

UBS VILA SÃO JOSÉ: Vila São José, S/N, Zona Rural.

UBS GUARACIABA: Vila Guaraciaba, S/N, Zona Rural.

UBS TAQUARA: Sitio Taquara, S/N, Zona Rural.

Contatos: Telefone da Coordenação das Unidades Básicas de Saúde:

(81) 3739-1349

 

 

ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA

 

Finalidade: ofertar de acordo com a realidade epidemiológica do município, procedimentos clínicos odontológicos complementares aos que são realizados na Atenção Primária.

Serviços disponibilizados: cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros (cirurgia dos dentes inclusos e impactados), frenectomia e frenulotomia labial e lingual, estomatologia (diagnóstico de câncer de boca e biópsias em geral) e odontopediatria.

Pré-requisitos: pacientes encaminhados pelas UBS’s.

Documentos: documento oficial e/ou número do SUS.

Como solicitar o serviço: caso o usuário necessite de algum serviço especializado, que não seja ofertado nos postos de saúde, ele será encaminhado pelo cirurgião dentista da atenção primária para o serviço odontológico especializado onde irá realizar o procedimento. 

Agendamentos: atendimento agendado no Centro Ambulatorial Municipal de Especialidades (CAME) por meio de encaminhamento realizado pelos cirurgiões-dentistas das ESB dos postos de saúde.

Formas de acompanhamento: na própria UBS de origem ou de acordo com a necessidade individual de casa paciente.

Quanto custa: serviço gratuito, atendimento pelo SUS

Prazo de atendimento: de acordo com a demanda do serviço.

 

 

NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF

 

Finalidade: O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da atenção básica no Brasil, bem como, apoio nutricional, psicológico, fitoterápico e assistência social, por meio de visita domiciliares na região de atuação, além de palestras informacionais para a população em geral. Ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Pré-requisitos: Pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBS’s) e outras instituições;

Tipo de atendimento: atendimento a domicilio de fisioterapia, visitas domiciliares, atendimento de nutrição, palestras educativas, atendimento compartilhado como puericultura e pré-natal nas UBS’s.

Prazo para atendimento: de acordo com o cronograma mensal construindo com as equipes das UBS’s mensalmente diante a demanda de cada serviço e as urgências quando solicitado os profissionais.                     

Documentos necessários: RG, Cartão Nacional de Saúde e encaminhamento quando solicitado de outro serviço de saúde municipal.

Endereço: Rua Luiz Benevides de Melo, Nº106, Bairro Vila Nova.

 

 

PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES – PNI

 

Finalidade: tem como objetivo principal contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis, utilizando estratégias básicas de vacinação de rotina e campanhas anuais desenvolvidas de forma hierarquizada e descentralizada.

O PNI municipal, tem a finalidade de armazenamento, estoque e distribuição das vacinas que integram o calendário de vacinação do PNI nas 8 salas de vacinação das Unidades Básica de Saúde do município de Altinho.

Pré-requisitos e documentos necessários para obtenção do serviço:

serviço com demanda espontânea; Cartão Nacional de Saúde e caderneta de vacina.

Como solicitar o serviço: procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Endereço do PNI municipal: Rua Manoel Omena 64, Centro, Altinho-PE.

 

 

CENTRO DE VACINAÇÃO COVID

 

Finalidade: no atual cenário de grande complexidade sanitária mundial, uma vacina eficaz e segura é reconhecida como uma solução em potencial para o controle da pandemia do Covid-19.

Pré-requisitos: estar dentro do público preconizado pelo Ministério da Saúde.

Documentos necessários para obtenção do serviço: Cartão Nacional de Saúde, RG, CPF e comprovante de residência do município.

Como solicitar o serviço: procurar o Centro de Vacinação do município e/ou a Unidade Básica de Saúde se o paciente for acamado ou domiciliado.

Endereço: Quadra Poliesportiva Edvanilson de Barros Melo, S/N, Cohab.

 

 

LABORATÓRIO MUNICIPAL DO ALTINHO

 

Finalidade: O laboratório de análises clínicas tem como objetivo de atestar o estado de saúde de um indivíduo ou na investigação de alguma patologia, realizando exames periódicos ou mesmo em urgência e emergência. A análise é feita com material biológico colhido do paciente, coleta esta que pode ser realizada no próprio laboratório da Unidade ou até mesmo em domicílio.

Pré-requisito: Paciente encaminhado pela Unidade Básica de Saúde, do serviço ambulatorial municipal ou da urgência e emergência da Unidade Mista.

Documentos necessários: Cartão Nacional de Saúde, documentos de identificação pessoal e as requisições dos exames.

Como solicitar o serviço: paciente deverá comparecer a recepção do laboratório munido dos documentos pessoais e a solicitação de exames, realizar o agendamento e comparecer na data marcada para fazer os exames.

Agendamento prévio: sim, marcações no próprio laboratório, com exceção dos casos de urgência.

Forma de acompanhamento: após a coleta do material biológico, é informado o prazo de entrega dos resultados, ou disponibilizado ao serviço de urgência da Unidade Mista.

Quanto custa: serviço gratuito, atendimento pelo SUS

Prazo para atendimento: de acordo com a demanda do serviço.

Endereço: Rua Manoel Omena, Nº 64, Centro, Altinho – PE

 

 

CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO – CAF

 

Finalidade: a Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF é a unidade de assistência farmacêutica que serve para o armazenamento de medicamentos e correlatos, onde são realizadas atividades quanto à sua correta recepção, estocagem e distribuição. Além de exercer atividades operacionais e de planejamento, tais como: Elaborar os pedidos de faltas a Empresas e a IV GERES Caruaru; Receber os produtos comprados e/ou doados, acompanhados das notas fiscais e correlatos e conferi-los, adotando as normas técnicas de recebimento de produtos farmacêuticos, garantindo a segurança e o controle de qualidade sob as regras descritas em normas operacionais padrão.

A CAF é a responsável por promover a gestão de estoque, receber, conferir, guardar em local adequado, conservando os medicamentos em condições seguras, preservar a qualidade e permitir o uso do sistema PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair, considerando o prazo de validade). A movimentação dos medicamentos e insumos é realizada por lançamentos de entrada e de saída, por meio de sistema informatizado próprio em planilhas mensais. Atendimento a Pacientes Ambulatoriais por requisições e prescrições Médicas em demanda espontânea, Atendimento mensal a Pacientes por requisições e prescrições Médicas de Ordem Judicial, Atendimento as requisições dos serviços e unidades assistenciais em saúde do município: UBS – CAP’S – CAME – SAMU – SERVIÇOS e SETORES da Unidade Mista do Altinho – Entre outros. 

Tipo de atendimento: o atendimento é diário entre segunda-feira e sexta-feira no turno da manhã.

Os usuários SUS (pacientes) devem comparecer munidos de prescrições médicas válidas conforme a legislação em vigor, para receber as medicações é respeitado o intervalo de 30 dias corridos, por paciente, entre dispensações de uma mesma medicação. 

Os usuários SUS (pacientes) de Ordem Judicial devem comparecer munidos de prescrições médicas válidas conforme a legislação em vigor, para receber as medicações é respeitado o intervalo de 30 dias corridos, por paciente, entre dispensações de uma mesma medicação, conforme a Ordem Judicial.

Os serviços e unidades assistenciais em saúde do município, devem fazer seus pedidos de medicamentos e insumos semanais de acordo com as demandas e necessidades dos setores.

Prazo para atendimento: o atendimento é diário entre segunda-feira e sexta-feira no horário da manhã. Sendo que a dispensação para os pacientes ocorre a cada 30 dias, já para os setores ocorre a qualquer momento, dentro do horário de funcionamento da CAF de acordo com a necessidade do serviço.

Documentos necessários: Cartão Nacional de Saúde, Documento de Identificação pessoal, Requisição Médica válida, Requisição dos Serviços e Unidades Assistenciais em saúde do município em Formulário Padronizado.

Endereço: Rua Manoel Omena, Nº 64, Centro, Altinho – PE.

 

 

UNIDADE MUNICIPAL DE RAIO X

 

Finalidade: facilitar a prevenção e o diagnóstico de doenças, beneficiar, sobretudo, o paciente. Além de estudar a aplicação do raio x e da radiação para o diagnóstico e o tratamento de patologias.

Pré-requisitos: pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s); do serviço ambulatorial municipal, especialmente da ortopedia da Secretaria Municipal de Saúde e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Como também da Urgência e Emergência da Unidade Mista.

Documentos Necessários:

*Pacientes encaminhados pela UBS e demanda espontânea: solicitação médica, autorizada pelo serviço de regulação de exames municipal do Centro Ambulatorial Municipal de Especialidades (CAME) e Cartão Nacional de Saúde.

*Pacientes da Urgência e Emergência:

Solicitação médica do plantão em vigor.

Como solicitar o serviço:

*Solicitações de Urgência / Emergência: após consulta/ avaliação médica do paciente com solicitação de exame de Raio X, equipe de plantão (enfermeiro plantonista) informa solicitação ao técnico plantonista da realização do exame. Técnico de radiologia prepara o ambiente/ sala de exame para admitir o paciente e realiza e libera o exame.

*Solicitações das UBS e ambulatoriais: após consulta/ avaliação médica do paciente com solicitação de exame de Raio X, o mesmo é direcionado ao CAME (Centro Ambulatorial Municipal de Especialidades) para autorização/ agendamento do exame. No dia agendado, paciente procura o setor de radiologia para realização do exame, técnico de radiologia prepara o ambiente/ sala de exame para admitir o paciente e realiza e libera o exame.

Endereço: Rua Manoel Omena, Nº 134, Centro, Altinho-PE.

Agendamento Prévio: sim, exceto casos de urgência e emergência.

Formas de Acompanhamento: não existe.

Quanto custa: serviço gratuito, atendimento pelo SUS

Prazo para atendimento: conforme regulação de exames do CAME (Centro Ambulatorial Municipal de Especialidades) com a oferta de vagas ou de forma imediata em casos de urgência e emergência.

 

 

CAME – CENTRO AMBULATORIAL MUNICIPAL DE ESPECIALDADES VANIA CRISTINA DA SILVA

 

Finalidade: O CENTRO AMBULATORIAL MUNICIPAL DE ESPECIALDADES (CAME) tem como objetivo atender toda população que esteja necessitando de atendimento especializado, promovendo a prevenção, e auxiliando no tratamento das diversas doenças.

Serviços disponíveis: atendimentos especializados em consultas de: ginecologia, ortopedia, cardiologia, psiquiatria, urologia, dermatologia, pediatria, neurologia, nutrição, psicologia e odontologia. Procedimentos de pequenas cirurgias com o dermatologista e odontólogo. Realização de exames Ultrassonografia (USG), Ecocardiograma (ECG), e regulação de marcação de Raio-x para que sejam realizados na unidade mista do Altinho.

Como solicitar o serviço: o usuário deverá procurar incialmente o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) que reside, e conforme a necessidade do atendimento do médico, enfermeiro ou dentista o encaminha para o atendimento especializado no CAME.

Pré-requisitos para o atendimento: para ser atendido no CAME, é necessário o paciente comparecer presencialmente neste local, com a documentação necessária para agendar o atendimento.

Documentos necessários para agendamentos: No primeiro agendamento é necessário levar o encaminhamento da UBS ou de outro serviço de saúde municipal que o usuário foi atendido, Cartão Nacional de Saúde, documento de identificação, e número de telefone celular. Para consultas de retorno é necessário levar apenas o Cartão Nacional de Saúde, e número de telefone celular.

Endereço: Rua Inácio de Arruda, Nº183, Cohab, Altinho-PE.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

Contato: (81) 9.8904-9664

Quanto custa: serviço gratuito, atendimento pelo SUS

Agendamento prévio: sim através de fila de espera.

Prazo para atendimento: de acordo com as vagas ofertadas e necessidade de cada paciente.

Formas de acompanhamento: no próprio serviço pelo profissional que realiza o atendimento e quantidade de vagas disponibilizadas.

 

 

CENTRO MUNICIPAL DE FISIOTERAPIA

 

Finalidade: diagnosticar, prevenir e tratar as disfunções cinéticas funcionais dos pacientes, a fim de devolver a capacidade laboral e independência das atividades diárias, maximizando sua qualidade de vida.

Pré-requisitos: pacientes encaminhados do serviço ambulatorial municipal das especialidades da ortopedia e neurologia, pacientes dos ambulatórios de reumatologia, oncologia e pós cirúrgicos de municípios que ofertam estes atendimentos aos munícipes do Altinho.

Documentos Necessários: solicitação médica, Cartão Nacional de Saúde e documento de identificação.

Como solicitar o serviço: o paciente deverá dirigir-se até a Unidade de Fisioterapia a fim de agendar a avaliação; quando disponibilizado vaga o mesmo receberá uma ligação telefônica informando a data, horário, documentação e exames que deverá levar. 

Endereço: Rua Luiz Benevides de Melo, Nº 106, Bairro Vila Nova

Agendamento Prévio: sim

Formas de Acompanhamento: presencial

Quanto Custa: serviço gratuito, atendimento pelo SUS

Prazo para Atendimento: conforme disponibilização da vaga

 

 

TRANSPORTE FORA DO DOMICÍLIO – TFD

 

Finalidade: transportar usuários do Sistema de Saúde Público de Altinho para as Unidades de Saúde e para outros municípios da região, onde muitos pacientes realizam tratamento médico. A frota do Setor de Transporte da Secretaria de Saúde é composta por 15 veículos adaptados para cada tipo de função: pacientes de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, assistência odontológica CEO – Caruaru e ambulatório geral em toda região. Trabalhamos em conjunto com o setor de regulação onde é necessário trazer documentos que comprovem a marcação no hospital de referência.

Pré-requisito: pacientes encaminhados para tratamento fora do município no estado de Pernambuco, ou tratamentos no próprio município, mas que o paciente não tenha nenhum meio transporte para se deslocar.

Documento necessários: encaminhamento solicitado por profissional de saúde ou comprovantes de consultas e exames previamente agendados.

Como solicitar: trazer o cartão de acompanhamento do paciente da unidade hospitalar; o ckeck-in de autorização de consultas e ou exames, com um telefone de contato e comprovante de residência.

Marcação: setor de regulação presencialmente.

Endereço: Rua Siqueira Campos, Nº286, Centro, Altinho – PE

Contato: (81) 3739-1349

Quanto custa: serviço gratuito, atendimento pelo SUS

Prazo de atendimento: de acordo com a demanda do serviço e necessidade do paciente.

 

 

REGULAÇÃO EM SAÚDE PARA FORA DO DOMICÍLIO

 

Finalidade: a regulação em saúde pode ser entendida como um mecanismo de gestão no SUS que visa garantir a organização das redes e fluxos assistenciais, provendo acesso equânime, integral e qualificado da população aos serviços de saúde. Compreende uma gama de ações que envolvem tecnologia da informação, controle assistencial, monitoramento, supervisão e avaliação, é compreendida como ação social e abrange ações de regulamentação, fiscalização, controle, auditoria e avaliação de determinado sujeito social sobre a produção de bens e serviços em saúde, sendo o Estado um desses sujeitos e outros sujeitos não estatais. O setor regulação é regido pela IV GERES – Caruaru onde é responsável pelas autorizações e liberações de consultas e exames de média e alta complexidade, distribuída no Estado de Pernambuco. É o setor centralizado que intermedia o acesso dos usuários entre as  UBS´s, UMA – Unidade Mista do Altinho e CAME – Centro de especialidades para o atendimento de média e Alta complexidade fora do município – TFD, não sendo atendimento de urgência e emergência, o setor é responsável pela realização, alteração e atualização do cartão SUS. No momento está interligada ao setor de transporte para marcação de TFD – Transportes fora do município.

Pré-requisito: pacientes encaminhados pelas UBS´s, Centro Ambulatorial Municipal de Especialidades (CAME) e Unidade Mista do Altinho (UMA).

Documento necessários: Encaminhamento solicitado por profissional da área de saúde do SUS; documento com foto; Cartão Nacional de Saúde; comprovante de residência e se necessário documentos adicionais.

Como solicitar:

Consultas e exames: O usuário que necessite de algum serviço que não disponha no munícipio e solicitado pelo profissional de saúde, é encaminhado para a regulação para inserção da requisição/encaminhamento no sistema INFOCRAS, CMCE e ou APACNET, que aguarda o médico regulador autorizar e consequentemente liberar as cotas para o município.

Cartão Nacional de Saúde: Ir ao setor munido de cartão do SUS antigo se tiver, registro de nascimento para primeiro cartão; RG (Identidade), CPF e comprovante de residência.

Marcação de transporte: Trazer o cartão de acompanhamento do paciente da unidade hospitalar; o ckeck-in de autorização de consultas e ou exames, com um telefone de contato e comprovante de residência.

Endereço: Rua Siqueira Campos, Nº286, Centro, Altinho-PE

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira das 7h às 13h.

Contato:(81) 9. 97321-3535

Quanto custa: serviço gratuito, atendimento pelo SUS

Prazo de atendimento: De acordo com a demanda do serviço e a necessidade de cada paciente.

 

 

DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

 

Finalidade: tem como principal objetivo, detectar e prevenir mudanças em fatores determinantes e condicionantes na saúde do indivíduo e de maneira coletiva. Esta é bem definida pela Lei nº 8.080/90. A vigilância atua tecnicamente com orientações permanentes a profissionais de saúde, pois estes possuem a responsabilidade de decidir qual o melhor caminho a ser seguido.

Pré-requisitos: não há, as demandas são espontâneas conforme as necessidades de cada usuário vindos ou não da Atenção Primária.

Tipo de atendimento: é ofertado orientações de prevenção e cuidados quando o agravo já tem se instalado, ofertamos também através de regulação em sistemas específicos a realização de alguns exames disponibilizados pelo Estado.

Prazo de atendimento: a depender da procura do usuário, o mesmo é atendido e já tem o seu exame agendado conforme protocolos específicos.

Documentos necessários: documentos pessoais, comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde e solicitações médicas.

Endereço: Rua Siqueira Campos, Nº 286, Centro, Altinho-PE.

 

 

DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL

Serviço ofertados: Visita domiciliar a cada dois meses para tratamento dos depósitos que contém água, material utilizado NUTELAR DT ESPINOSADE ( Biológico ). UBV leve, dedetização feita com bomba manual em localidade positivas para leishmaniose em casos humanos, realização de teste rápido para leishmaniose, coleta e envio de sorologia para IV GERES, eutanásia em cães positivos para leishmaniose. Exames anualmente para esquistossomose e doença de Chagas.

Documentos necessários necessita apenas do Cartão do SUS, Nome Completo, Idade e Endereço

Endereço: Rua Siqueira Campos, S/N, Centro, Altinho-PE

 

DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Finalidade:  Garantir que a população disponha de um serviço de boa qualidade e de fácil acesso, onde a prevenção e promoção à saúde estejam sempre assistidas. Tendo como eixos a educação permanente e a qualificação profissional nas ações de vigilância sanitária.

Pré-requisitos para atendimento/demanda: Qualquer usuário/ população poderá utilizar ou ter acesso aos serviços da vigilância sanitária. Alguns serviços prestados pela VISA poderão ser solicitados no departamento da VISA, onde são gratuitos e oferecidos à população.

Serviços ofertados pela vigilância sanitária: inspeção de produtos, serviços e ambientes de interesse a saúde, cadastrar, inspecionar e licenciar as atividades de comércio, serviços, profissionais de saúde e outros de interesse a saúde da população manter atualizado o cadastro dos estabelecimentos sujeitos a fiscalização da Vigilância Sanitária. Promove inspeções sanitárias anuais de rotina nas creches e escolas municipais. Realiza inspeção sanitária em eventos festivos e/ou desportivos.  Realiza inspeção em bares, restaurantes e similares com foco no ambiente livre do tabaco. Inspeciona estabelecimentos que fazem usos de fonte sonora com averiguação do nível sonoro produzido.  Atende as denúncias solicitadas pela população.  Articula inspeção à saúde do trabalhador com a participação do CEREST Caruaru. Realiza a análise das amostras de água utilizada para o consumo humano. Inspeciona e coletar amostras e água para análise em todos os pontos cadastrados no VIGIÁGUA. Inspeciona e coletar amostras de água para análise em todos os pontos cadastrados como soluções alternativas no VIGIÁGUA. Emiti a autorização para os carros que transportam água no município/ carro pipa. Oferta e assegura a vacinação antirrábica de cães e gatos nos municípios. Acompanha animais (cães e gatos) que agrediram pacientes humanos.

Endereço: Rua Siqueira Campos, S/N, Centro, Altinho- PE

Horário de funcionamento: das 07h às 13h.

 


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segunda a sexta, das 07:00 às 13:00
Rua Dr. Nestor Varejão, 51
CEP 55.490-000 - Centro, Altinho - PE

Fone: (81) 3739-1118

E-mail: gabinetedoprefeito@altinho.pe.gov.br

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