Serviços – Secretaria de Desenvolvimento Social, infância, Juventude, Qualificação e Empreendedorismo


SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

 

Trata-se de um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O SCFV possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, trabalhando aspectos como o convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

Os usuários do SCFV são divididos em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vida e dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos, destacam-se as de natureza artístico-cultural, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários.

Embora o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos seja voltado a quem dele necessitar, existem grupos prioritários que incluem também beneficiárias de programas de transferência de renda, pessoas com deficiência, entre outros. Promovendo acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social nos territórios;

Os grupos podem favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários, sendo organizados conforme faixas etárias, da seguinte forma:

  • Crianças até 6 anos;
  • Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;
  • Adolescentes de 15 a 17 anos;
  • Jovens de 18 a 29 anos;
  • Adultos de 30 a 59 anos;
  • Pessoas Idosas.

O SCFV está localizado na Sede do CRAS, que fica na Rua Sebastião de BarrosCorreia Primo, nº.: 109, Bairro: Vila Nova. E-mail institucional: scfvaltinho@outlook.com. Telefone: (81) 9.9542-5805.

 

 

Programa Criança Feliz

 

▪️Acompanhamento das gestantes inseridas no CadÚnico;

▪️Acompanhamento das crianças de 0 – 36 meses inseridas no CadÚnico;

▪️Acompanhamento das crianças de 0 – 72 meses beneficiadas do BPC;

▪️Ensaio fotográfico das gestantes inseridas no programa;

▪️Fotos do acompanhamento até o 5 meses da criança.

 

 O Criança Feliz tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando suas famílias e seu contexto de vida, e apoiar as gestantes no período Gestacional e possibilitar o acesso as políticas e aos serviços públicos que necessitam.

Fortalecendo assim os vínculos familiares e comunitários, por meio das visitas domiciliares que buscam envolver ações intersetoriais com as politicas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e direitos Humanos. 

 

No momento estamos sem WhatsApp. (81 99828-2156/ 81 9801-5803 utilizamos o nosso pessoal)

Endereço: Rua Manoel Omena Nº 89 

E-mail: PCFaltinho@hotmail.com / luhsobral@outlook.com (utilizo mais o meu) 

lindacisobral@hotmail.com (ou o de Lindaci)

 

 

CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

o Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Altinho é ofertado atendimento para famílias e indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram seus direitos violados por meio de:

 

Violência psicológica, física, sexual;

Discriminação por orientação sexual;

Situação de rua;

Trabalho infantil;

Abandono;

Afastado do círculo familiar por meio de medida de proteção,

Entre outros.

 

Qual a Função?

Por meio dos serviços oferecidos, o CREAS Altinho possui o objetivo de fortalecer:

 

Função protetiva da família;

Promover a participação social;

Facilitar o acesso dos grupos familiares

Facilitar o acesso aos indivíduos aos direitos assistenciais;

Facilitar o acesso a rede proteção social;

Auxiliar e potencializar os recursos para vencimento da situação vivenciada;

Reconstruir relacionamentos familiares e comunitários.

 

Serviços ofertados:

O CREAS Altinho tem diversos segmentos de serviços que oferecem atendimento especializado à famílias e indivíduos.

Entre os principais serviços, se destacam:

Assegurar trabalho social de abordagem e a busca por incidência de trabalho infantil, exploração sexual de adolescentes e crianças;

Promove o atendimento especializado a grupos familiares com pessoas com deficiência e idosos dependentes, que tiveram suas limitações agravadas por meio de violações;

Potencializa os recursos pra vencimento da situação vivida e reconstruir os vínculos familiares, comunitários e social.

Endereço:

CREAS – CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

RUA LUIZ BENEVIDES DE MELO – 206

Bairro CENTRO

Altinho / Pernambuco

CEP 55490-000

Telefone:81996376073

Email: creasaltinho@outlook.com

 

Departamento de Qualificação e Empreendedorismo

 

Sala do Empreendedor

Serviços

– Orientação ao Micro Empreendedor Individual

– Consulta prévia municipal

– Legalização do MEI no portal

– Emissão de carne e pagamentos

– Emissão de certificado MEI

– Alteração de dados cadastrais  do MEI

– Baixa de inscrição do MEI no portal

– Declaração anual

– Publicações Sebrae

 

Microcrédito

Atendimentos

– Banco Santander

– Banco do Nordeste( Credamigo )

– Age ( Agência de Empreendedorismo )

 

Consultoria/Sebrae

– Contábil

– Financeira

 

Programa Qualifica Altinho

Instituições Parceiras

– Mark Hair

– Sebrae

– Senac

– Senai

– Senar

 

Segmentos

– Agricultura

– Agroindústria

– Beleza

– Confecção

– Comércio

– Elétrica

– Empreendedorismo

– Informática

– Mecânica

– Pecuária

 

Centro de Convivência da Pessoa Idosa – CCI

 

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa – É um espaço para ações Socioeducativas e de convivência para a Terceira Idade.

O CCI tem como finalidade oferecer as pessoas idosas atividades gratuitas Que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares e convívio comunitário e na prevenção de riscos. Para isso o serviço é ofertado através do Estatuto do Idoso, que é uma Lei Federal, de nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, isto é, uma Lei Orgânica do Estado Brasileiro destinada a regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que vivem no país.

Público Alvo: Idosos 60 anos ou mais.

Endereço: Rua: Luis Benevides de Melo, 153, Vila-Nova, Altinho-PE.

E-mail: novoccialtinhope@gmail.com

Telefone: (81) 9280-0761

 

 CadÚnico/Bolsa Família

 

Objetivo do programa: O Cadastro Único, é uma importante ferramenta para os programas sociais do Governo Federal. Trata-se de um instrumento que têm por objetivo incluir socialmente as famílias brasileiras de baixa renda. Por meio da base de dados contida no Cadastro Único, é possível identificar quais são as necessidades dos mais pobres e vulneráveis, suas características e onde estão localizados.

Público Alvo: Famílias de baixa renda com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda familiar mensal de até três salários mínimos no total.

Ações realizada no CadÚnico: Inclusão de Usuário no Cadastro Único que é porta inicial para diversos tipos de benefícios.

Ex : Bolsa Família ; BPC ; Tarifa Social de Energia Elétrica ; Programa de Cisternas ; Carteira do Idoso. 

– Emissão de Identidade ( RG )

Endereço: Praça Dr. José Ferreira de Lima, nº14, Centro, Altinho-PE, CEP:55.490-000 

Telefone: 81 9 9888-3494

Email: pbf2017@hotmail.com

 

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

O que é o CRAS?

           É uma unidade pública responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no território de abrangência. É responsável pelo desenvolvimento do Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), que visa fortalecer os vínculos familiares por meio de acompanhamento sociofamiliar, oficinas de convivência e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

          O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da Política de Assistência Social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social e tem como objetivo fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

         Representa a principal estrutura física local para a proteção social básica, desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica.

          O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF é o principal serviço ofertado que consiste no trabalho social com as famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O PAIF tem como objetivo:

  • Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;
  • Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas;
  • Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;
  • Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social;
  • Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos;
  • Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

Público-alvo

  • Famílias em situação de vulnerabilidade e risco social
  • Beneficiários do programa Bolsa Família
  • Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Objetivo

  • Informar e orientar sobre os direitos sociais
  • Articular e fortalecer os grupos sociais locais
  • Prevenir situações de vulnerabilidade e risco social
  • Estimular e fortalecer vínculos familiares e comunitários
  • Promover o autoconhecimento e uma possível mudança na condição de vida

Serviços Oferecidos

  • Acolhida
  • Escuta qualificada por profissional da assistência social (assistente social ou psicólogo)
  • Acompanhamento social
  • Encaminhamento à rede de proteção socioassistencial
  • Inserção em oficinas e programas sociais
  • Palestras, rodas de conversa, encontros informativos

Cadastro Único

         O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Quem deve estar inscrito no Cadastro Único

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda:

  • Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou
  • Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.

Programas e benefícios sociais que utilizam o Cadastro Único no Município:

  • Programa Bolsa Família
  • Carteira do Idoso;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
  • Passe Livre para pessoas com deficiência;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos.

Como fazer para se inscrever no Cadastro Único:

A família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social e solicitar o cadastramento,

Para que a família possa ser cadastrada, é importante:

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor
  • Apresentar os documentos de todas as pessoas da família:
    1. Certidão de Nascimento;
    2. Certidão de Casamento;
    3. CPF;
    4. Carteira de Identidade (RG);
    5. Carteira de Trabalho;
    6. Título de Eleitor;
    7.  

Bolsa Família

          O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 85 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. Esse benefício é baseado no perfil da família registrado no Cadastro Único. Entre as informações consideradas, estão: a renda mensal por pessoa (formal ou informal), o número de integrantes, o total de crianças e adolescentes de até 17 anos, além da existência de gestantes.

Acesso ao programa

           As famílias interessadas devem procurar o CRAS para cadastramento e avaliação social.

Endereço e informações de contato do CRAS Antônio Caboclo:
Rua Sebastião de Barros Correia Primo n º 109 – Vila Nova – Altinho/PE.
Horário de Atendimento: 8h00min às 16h00min. Email: crasantoniocaboclo@outlook.com  e Telefone: 81 99542-5805

 

POSTO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL

 Emissão da Carteira de Identidade (RG)

Emissão da guia do DAE (taxa para 2ª Via da Identidade)

Link para agendamento : https://pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento

Endereço:Praça Dr. José Ferreira de Lima, 14- centro- Altinho-PE

E-mail: postoidentificacaoaltinho@gmail.com

Tel. (81) 99988 3494

 

Identificadora: AMANDA SABRINA DA SILVA

E-mail amandasab17@gmail.com


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