Serviços – Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes

1. PROJETO PEDALAR É SAÚDE

Finalidade:

Realizar passeio ciclístico semanalmente pelas principais ruas e avenidas da cidade, proporcionar aos participantes um hábito saudável referente à coordenação motora, benefícios físicos e emocionais contribuindo para a qualidade de vida, como atividade aeróbica gera a perda de peso, auxilia no equilíbrio da pressão arterial, na redução dos níveis de colesterol, além de ser uma atividade relaxante e que combate o estresse. Daí a relevância de se realizar projetos que envolvam a comunidade na prática do pedalar.

Como participar: comparecendo nas quintas feiras

1. NATAÇÃO

Finalidade: A natação é um esporte que melhora a força, tonifica os músculos e trabalha todo o corpo, estimula as articulações e ligamentos e ajuda no controle de peso e na queima da gordura. O projeto oferece aulas a crianças, jovens e adultos nas terças e quintas feiras.

Como participar: fazendo inscrição previa

Como solicitar: procurar a secretária com cópia de certidão, RG e comprovante de endereço.

1. HIDROGINASTICA

Finalidade: A prática de atividade física traz vantagens para o corpo e a mente, mas deve ser realizada de acordo com o seu condicionamento físico. A hidroginástica pode ser feita por idosos e é uma das preferidas na recomendação e até na adesão dos idosos, pois estar submerso na água diminui o impacto das articulações, uma vez que grande parte da população idosa apresenta queixas de dor e problemas articulares, além de ser uma aula realizada em grupo, o que gera um ambiente confortável e descontraído para idosos. Aulas terças e quintas feiras.

Benefícios:

• Força muscular;
  • Gera melhora da circulação;
  • Além dos benefícios que outras atividades físicas geram como controle de fatores de risco para doenças crônicas como diabetes, cardiopatias e depressão.

Como participar: fazendo inscrição

1. GINÁSTICA COM IDOSOS

Finalidade: O alongamento nessa faixa etária é fundamental porque os idosos tendem à perda de flexibilidade e encurtamento muscular. Deve-se a isso o fato de os idosos sofrerem muitas quedas, porque perderam coordenação motora, equilíbrio e força muscular. O alongamento vai ajudar a minimizar os efeitos desse processo natural do envelhecimento. Com essa prática, os idosos terão menos lesões, aumento da flexibilidade e uma diminuição das tensões musculares e articulares, além de proporcionar bem-estar emocional. Aulas terças e quintas feiras.

Como participar: fazendo inscrição

1. GINÁSIO POLIESPORTIVO

Finalidade: Espaço utilizado pela comunidade, com treinamentos de futsal, voleibol, recreação e atividades físicas das escolas do município. Horário manhã, tarde e noite.

Como participar: Preenchendo ficha de Solicitação informando os horários

Como solicitar:

Quanto custa: Gratuito

Prazo para atendimento: de acordo com horários disponível, ainda não preenchido.

1. BIBLIOTECA

Finalidade: Proporcionar o desenvolvimento intelectual, proliferar o conhecimento e preservar a cultura local, sendo um espaço físico de fundamental importância para o desenvolvimento da comunidade.

Como participar: Comparecendo na biblioteca

1. MEMÓRIAL E CASA DO ARTESÃO

Finalidade: O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o património material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite. Além de poder visitar o museu pode conhecer o espaço dedicado ao artesanato local. O espaço está aberto para visitação de terça a domingo, das 8h as 17h (terça a sexta), 9h as 12h (Sábado), 14h as 18h (domingo).

Como participar: Comparecendo