Altinho sediou a 11ª Copa Norte/Nordeste de Bandas e Fanfarras

segunda-feira, 03 de dezembro de 2018

O município de Altinho/PE sediou pela primeira vez a Copa Norte/Nordeste de Bandas e Fanfarras. O evento foi realizado nos dias 01 e 02 de dezembro de 2018 e teve o apoio da prefeitura do Altinho juntamente com a Secretaria de Cultura Turismo e Esportes e a Secretaria de Educação. A abertura da Copa aconteceu na tarde do último sábado às 14 horas, no Ginásio Poliesportivo Edvanilson de Barros Melo. Participaram da Copa 32 bandas de 06 Estados: Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Alagoas e Sergipe.

A competição é uma promoção do Governo do Estado por meio da Gerência de Bandas da Secretaria da Educação (SEE) e Associação Norte e Nordeste de Bandas e Fanfarras (ANNEBAF).
Um mega evento que trouxe para Altinho aproximadamente três mil alunos das escolas municipais e estaduais dos Estados do Norte e Nordeste do País, gerando assim um grande movimento econômico no comércio local. Durante os dois dias do evento as bandas se apresentaram nas categorias Marcial Infantil, Percussão Infanto Juvenil, Percussão Máster, Marcial Juvenil, Musical Máster e Banda Show.

A copa teve como objetivo promover intercâmbio sociocultural entre os integrantes mediante competição sadia estimulando a criação de Bandas e Fanfarras, incentivando o aprimoramento de métodos e técnicas, contribuindo para o desenvolvimento do sentimento cívico, espírito de companheirismo e autodisciplina necessários para formação do cidadão. A realização da Copa teve como finalidade reconhecer os trabalhos das Bandas e Fanfarras além de oportunizar aos jovens músicos a troca de conhecimentos e informações na área da música. A Copa integra o calendário oficial das federações e associações de bandas e fanfarras dos Estados das regiões Nordeste e Norte.

Das bandas classificadas, a escola EREM Barros Correia ficou com o título de vice-campeã da 11ª copa de Bandas e Fanfarras e para encerrar em grande estilo o corpo coreográfico da Escola do José Lins de Figueiredo deu um show aparte na sua apresentação fechando assim a 11ª Copa de Bandas e Fanfarras. O prefeito Orlando José participou dos dois dias do evento. Ele estava acompanho dos Secretários, Vereadores, Diretores e Coordenadores e no final da Copa recebeu o troféu Cidade Amiga das Bandas.

A 11ª Copa Norte/Nordeste de Bandas e Fanfarras atraiu um grande público, lotando o Ginásio do município. Toda uma estrutura foi montada para receber esse evento com seguranças, equipe do SAMU, Bombeiros Civis, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e funcionários da Secretaria de Obras e Limpeza Urbana.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação e Jornalismo) ©2018