Coordenadoria da Mulher promove Palestra sobre o Feminicídio

terça-feira, 23 de abril de 2019

A prefeitura do Altinho por meio da Coordenadoria da Mulher realizou no último mês (27 de março de 2019), no auditório da Escola Professor Francisco Joaquim de Barros Correia, um encontro da Rede Municipal de Atendimento e Enfretamento das Mulheres vítimas de Violência doméstica e Familiar. O encontro teve como objetivo fortalecer a Rede de Enfrentamento do Município para atender as mulheres e dependentes vítimas de violência doméstica e familiar. Na ocasião houve uma palestra com Patrícia Bourbon que é graduada em Assistência Social e Subcoordenadora Regional da DGEVG – SECMULHER. Durante a palestra, Patrícia trouxe informações valiosas acerca da violência contra a mulher, entre elas como identificar um agressor e os primeiros sinais de violência, quais os tipos de violência existentes, porque as mulheres são culpabilizadas em nossa sociedade, como evitar o feminicídio, a importância da denúncia e como proceder diante de uma vítima de violência. Ela ainda falou da importância da sociedade estar ciente de que a violência doméstica e sexual é crime. “É dever de todos denunciar e lutar pela pacificação da justiça social quando se tem a defesa da mulher”, ressaltou Patrícia.

Segundo a Coordenadora da Mulher de Altinho, Deisiane Bezerra, o encontro teve como objetivo fortalecer o atendimento especializado que uma mulher vítima de violência doméstica e familiar deve ter dentro do município.

O Feminicídio é a morte intencional de mulheres. Ele é classificado como um crime de homicídio qualificado e hediondo no Brasil, ocasionado por seu parceiro ou ex-parceiro por meio de tortura, tratamento cruel ou degradante. A legislação do feminicídio – Lei nº 13.014, foi sancionada no dia 9 de março de 2014.

Participaram do encontro a Polícia Militar, a Diretora do Hospital de Altinho, Edvane Barros, Fernanda Thaise Coordenadora de Enfermagem da Unidade Mista, gestores das escolas, a equipe do CRAS, do CREAS, bem como toda equipe da Coordenadoria da Mulher do município.

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação e Jornalismo) ©2019