Secretaria de Saúde de Altinho realiza palestra sobre os perigos do uso de agrotóxicos

quarta-feira, 04 de setembro de 2019

A Prefeitura do Altinho, por meio da Secretaria de Saúde e juntamente com a Vigilância Sanitária em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, realizou na manhã desta terça-feira, dia 03 de setembro de 2019, uma palestra sobre o uso de agrotóxicos para os agricultores altinenses. O evento aconteceu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contou com a participação dos agricultores, representantes de Associações, do Presidente do Conselho Municipal de Agricultura Familiar e dos representantes do CEREST, José Carlos – Técnico de Segurança, Ana Maria – Coordenadora Regional do CEREST/Caruaru, Leonardo Fábio – Apoio Administrativo e Patrícia Torres, Coordenadora da Vigilância Sanitária do Município de Altinho.

A palestra foi ministra pelos representantes do CEREST, que na ocasião falaram sobre os riscos de intoxicação por agrotóxicos e o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), bem como a agricultura familiar. O encontro buscou orientar os participantes acerca dos cuidados que devem ser adotados para manipulação desses produtos químicos.

De acordo com Ana Maria, Coordenadora do CEREST Regional de Caruaru, as consequências do mau uso de agrotóxicos tornou-se um problema de saúde pública. Ela explicou que é importante conscientizar os produtores sobre os riscos que são gerados não só aos que manipulam estes químicos, mas também para a população em geral.

A intenção da palestra foi conscientizar os trabalhadores rurais sobre as graves doenças que podem ser adquiridas durante o manuseio e o consumo de alimentos contaminados com os produtos químicos utilizados na lavoura para a prevenção e combate às pragas.

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação e Jornalismo) ©2019