Secretaria de Educação realiza abertura do Projeto “Nos Encantos do Cordel”

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

A Prefeitura do Altinho, por meio da Secretaria de Educação, realizou no dia 28 de agosto de 2018 um festival de cordel que foi apresentado pelos alunos das Escolas Dr. Moraes Rêgo e Maria do Socorro Rodrigues da Silva. O evento aconteceu no Millennium Club e contou com a presença do Prefeito Orlando José, dos Secretários Dilson Melo (Cultura) e Glorivaldo Barros (Educação), do Diretor de Ensino, Luciano Omena, de professores e Diretores das escolas.

Essa atividade objetivou dar o pontapé inicial ao Projeto “Nos Encantos do Cordel” sob a coordenação da Profª de Língua Portuguesa, Andréa Cristina. Um projeto que tem como objetivo trabalhar o gênero popular da literatura de cordel, desenvolver o gosto pela leitura, reconhecer a diversidade literária do Brasil, resgatar a poesia popular, conhecer os aspectos da história nordestina, promover uma aproximação com a cultura popular nordestina e retratar o cotidiano, a realidade do povo brasileiro e suas peculiaridades.

Na oportunidade, vários alunos dos 8ºs e 9ºs anos das duas escolas recitaram alguns cordéis, bem como fizeram apresentação de danças e coreografias através de músicas regionais. Eles deram um show nas apresentações. O resultado do trabalho realizado por eles, além de ser um incentivo à leitura, à pesquisa, à participação oral e escrita, busca evidenciar um marcante traço cultural da nossa região Nordeste, que é o cordel, de grande importância para a nossa literatura.

O tema agora será trabalho em sala de aula, objeto de muitas pesquisas e produção dos discentes. A culminância está prevista para o final de setembro com produções dos próprios alunos.
O evento contou com a participação de Dorge Tabosa, professor e cordelista, membro da Academia Caruaruense de Cordéis, que presenteou todos os presentes com declamações de obras de sua autoria.

E para encerrar a programação teve a participação do cantor Felipe Santos, fechando o evento em grande estilo, tocando os sucessos do momento para os alunos.

O Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação) ©2018