SAEPE 2018: Evolução nos resultados mostra que a educação em Altinho está no rumo certo

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Foi divulgado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd o desempenho das escolas da Rede Pública de Ensino no SAEPE – Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco.

Os resultados apontam um crescimento do município em comparação com 2017 em Língua Portuguesa e Matemática dos 2ºs e 9ºs anos, bem como em Língua Portuguesa do 5º ano. Quanto aos 2ºs anos, Altinho ficou acima da média estadual, obtendo em Língua Portuguesa 577,0 quando a média do estado foi 519,7; em Matemática alcançamos 568,1  quando a média foi de 499,1. Os resultados podem ser conferidos no quadro abaixo.

É importante destacar também o percentual de participação dos estudantes, tendo sido 90,8%, 97,2% e 93,0% nos 2ºs, 5ºs e 9ºs anos respectivamente.

A avaliação, composta por questões de Português e Matemática, possui duração de duas horas e trinta minutos e acontece para todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio, 2°, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental de escolas ligadas às Redes Estaduais e Municipais de todas as regiões de Pernambuco.

A participação da avaliação não é obrigatória, mas a prova é de extrema importância para que Estado e Municípios realizem um diagnóstico do ensino que ofertam e sejam criadas políticas públicas educacionais voltadas a uma melhoria cada vez maior da educação.

O SAEPE foi criado em 2000 e passou a ter periodicidade anual a partir de 2008, quando todos os municípios aderiram ao sistema. Em 18 anos de existência, foram criadas diversas políticas públicas educacionais com base no recurso, como formação de professores, apoio pedagógico, gestão escolar e gestão da educação.

“Estamos no rumo certo. O resultado obtido é fruto do empenho de toda equipe da Secretaria de Educação de Altinho e principalmente dos professores que abraçaram esse compromisso conosco, que reconheceram a importância do desempenho na avaliação para podermos traçar os caminhos que devemos percorrer em busca de uma educação de qualidade e significativa para nossos educandos. O caminho é esse, agora é aprimorarmos e buscarmos crescer cada vez mais”, destacou o Secretário de Educação, Glorivaldo Barros.

Este ano, os alunos da rede pública realizarão as provas do SAEPE 2019 e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
Fotografia: JOSÉ CARLOS DE MENDONÇA