Profissionais da Saúde recebem capacitação para alimentar o sistema e-SUS

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018


A prefeitura do Altinho, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira dia 16 de janeiro de 2018 uma capacitação para os profissionais que compõem a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A capacitação que foi coordenada pelo Analista de Sistemas e Especialista em Saúde Pública Carlos Magno, aconteceu no prédio da Escola Municipal Maria do Socorro e teve como objetivo ensinar aos profissionais a forma correta de manusear as fichas de registro dos procedimentos para alimentar o sistema e-SUS, bem como a atualização das fichas de cadastramento e o acompanhamento dos usuários da Atenção Básica.

O e-SUS é um Sistema com coleta de dados simplificada e tem como objetivo informatizar as Unidades Básicas de Saúde, oferecendo assim ferramentas para ampliar o cuidado e melhorar o acompanhamento da gestão. A versão inicial do sistema com coleta de dados simplificada (CDS) contempla sete fichas de registro, que será integrado e simplificado. São elas: ficha de cadastro do domicílio e dos usuários, de atendimento individual, de atendimento odontológico, de atividades coletivas, de procedimentos e de visita domiciliar.

Nesta modalidade, os dados são coletados em fichas de papel e substituirá os sistemas atuais (ex.: SIAB, HIPERDIA, SISPré-Natal). Desse modo, essa modalidade também contribui para desburocratizar e dar maior agilidade ao atendimento na assistência básica, pois o profissional precisará preencher menos fichas. Esta é uma ferramenta a ser utilizada até que os municípios alcancem os padrões necessários para implantação do prontuário eletrônico.

“Vamos nos adequar ao novo sistema para que possamos cumprir as metas e trazer os resultados necessários para melhorar a saúde em nosso município. Agindo assim, construiremos a cada dia uma nova realidade para os altinenses, com mais qualidade de vida para nossa população”, falou a Secretária de Saúde Zenaide de Paula que também participou da capacitação.

Prefeitura do Altinho – CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA
(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)


Ir para o Topo do Site

FALE CONOSCO


Atendimento ao Público de
segunda a sexta, das 07:00 às 13:00
Rua Dr. Nestor Varejão, 51
CEP 55.490-000 - Centro, Altinho - PE

Fone: (81) 3739-1118

E-mail: gabinetedoprefeito@altinho.pe.gov.br

FANPAGE

Acesse o Facebook da Prefeitura

Acesse o Facebook da Prefeitura
Prefeitura do Altinho - Construindo Uma Nova História     ❖ Site administrado através da ASCOM - Assessoria de Comunicação e Jornalismo ©2021 ❖
Desenvolvido por: Jorge Calçado