Prefeito Orlando José participa da eleição para a nova Diretoria Executiva da Amupe

quarta-feira, 06 de fevereiro de 2019

O prefeito Orlando José participou na manhã desta terça-feira (05), da eleição para a nova Diretoria Executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Mais uma vez o gestor de Afogados da Ingazeira, José Patriota, foi reeleito por unanimidade pelos prefeitos do Estado de Pernambuco em chapa única. Na ocasião foi realizada a primeira Assembleia Geral de 2019 da entidade que contou com a participação de Francis Lacerda do IPA. Ela falou sobre a repercussão das mudanças climáticas e a seca no nosso Estado. O presidente da Confederação Nacional Municipalista (CNM), Glademir Aroldi, também participou da Assembleia, ele dialogou com os prefeitos sobre as prioridades da pauta municipalista em negociação com o Governo Federal e no Congresso. O governador Paulo Câmara compareceu ao evento, Ele apresentou seu novo secretariado e as novidades a respeito do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

Em seu discurso, Patriota falou que a entidade atua não em defesa dos prefeitos, mas dos municípios. “É uma associação que trabalha em benefício do povo pernambucano. A pauta é fortalecer os municípios. Como fazer mais pelo povo se o município não tiver condições de governança, de implementação de políticas. É a diversidade; o exercício pleno da democracia”, falou o presidente da Amupe.

Na ocasião a Amupe prestou uma homenagem ao professor e Dr. Fernando Figueira, fundador do IMIP, que se vivo fosse completaria 100 anos ontem dia 04 de fevereiro. Representando a família do professor, seu filho, Fernando Augusto, recebeu uma placa alusiva à data. O Cordel Encantado de São Bento do Una fez uma apresentação enaltecendo a vida de Fernando Figueira, que fundou uma série de outras entidades ligadas à Saúde.

A nova Diretoria Executiva da Amupe ficou composta pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, atual presidente da Amupe, a prefeita de Surubim Ana Célia Farias, na vice-presidência e João Batista, tesoureiro, para mais um mandato. E para o Conselho Fiscal foram eleitos Edilson Tavares (Toritama), Luiz Aroldo (Águas Belas) e Joamy Alves (Araçoiaba). Já os suplentes serão, respectivamente, Maviael Cavalcanti (Macaparana), Renya Medeiros (Passira) e Professor Lupércio (Olinda). A composição do Conselho Deliberativo foi dividida por microrregiões para assegurar que as demandas das localidades sejam trabalhadas. Cada uma terá um titular e um suplente. Ficando assim responsável pelo Agreste Central o prefeito de Altinho, Orlando José e o prefeito de Riacho das Almas, Mário da Mota.

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
Fotografia: JOSÉ CARLOS DE MENDONÇA