Governo Municipal realizou I Seminário do PNAIC 2017 em Altinho

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Na tarde desta quinta-feira (16), a prefeitura do Altinho por meio da Secretaria de Educação realizou o I Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017.  O Seminário teve como tema: “Conhecimento, autoria e partilha: O professor alfabetizador autor da sua prática”. O encontro pedagógico aconteceu no Centro Social Nossa Senhora do Ó, e contou com a presença dos professores alfabetizadores do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano), professores da Educação Infantil (pré-escolar), coordenadores pedagógicos, gestores e  professores do programa Novo Mais Educação, também se fez presente no Seminário o Secretário de Governo Marivaldo Pena.

O PNAIC tem como princípio garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Esta ação visa melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

O Seminário foi ministrado pelo Professor Oberdan Andrade, graduado em letras, pós-graduado em metodologia de Língua Portuguesa pela UPE, e mestre em ciências da Educação pela Faculdade de Lisboa. Ele fez uma explanação sobre a importância do PNAIC no município e, sobretudo na sala de aula, onde os educadores aplicarão aos alunos aquilo que foi discutido no seminário. “O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é algo muito promissor e que veio para mudar o processo do ensino-aprendizagem. O PNAIC nos traz a concepção real do ser professor. O pacto trabalha o professor e, consequentemente, a gente muda à maneira de ensinar”, falou o professor.

Segundo a Secretária de Educação, Soraya Omena, o encontro serviu para fortalecer e capacitar toda equipe de ensino que está focada em fazer o melhor para a educação em Altinho. E para garantir mais qualidade, implantando estratégias que favorecem a alfabetização dos alunos da rede municipal de ensino.

A coordenadora Elizabeth Menezes explicou que o PNAIC incluirá além do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, as turmas do pré-escolar e o programa Novo Mais Educação, o objetivo é compor uma política educacional sistemática e com perspectiva ampliada de alfabetização trabalhando com os professores a alfabetização na idade certa, a melhoria da aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental e na educação infantil, garantindo as perspectivas do trabalho de leitura e escrita com as crianças conforme prevê o próprio documento orientador para execução do pacto.

O PNAIC é um compromisso assumido pelos Governos Federal, Estadual, e Municipal e tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental I.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)