Governo Municipal realiza o III Festival de Violeiros em Altinho

sexta-feira, 28 de junho de 2019

A Prefeitura do Altinho, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, promoveu na noite desta quinta-feira, dia 27 de junho de 2019, o III Festival de Violeiros que já faz parte do calendário junino do município. O encontro foi realizado na Praça Dr. José Ferreira de Lima, na Vila do Forró que ficou repleta de gente para assistir as apresentações dos diversos repentistas e declamadores de Caruaru e Região.

Este ano o Festival de Violeiros homenageou o saudoso José Ferreira de Omena (Zeca Omena), falecido no dia 05 de novembro de 2018, aos 80 anos. Ele foi prefeito por três mandatos e tornou-se um dos políticos mais conhecidos da região Agreste. Defensor da cultura popular, Zeca Omena sempre prestigiou os festivais de violeiros e as cantorias de repente.

A dupla de emboladores Curió de Bela Rosa e Barra Mansa abriu o Festival com suas improvisações cheias de humor. Em seguida foi a vez do repente, Valdir Teles e Luciano Leonel; João Lourenço e Hipólito Moura; Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajeú, bem como Ivanildo Vila Nova e Raulino Silva se apresentaram com duelos, poesias e canções da melhor qualidade do universo dos versos da cultura popular nordestina, arrancando aplausos do público presente. O Festival de Violeiros contou ainda com a participação do Declamador Iponax Vila Nova e do apresentador Rogério Meneses.

Para o prefeito Orlando José, o Festival de Violeiros é uma das tradições mais poéticas do município. “É uma representação da alma sertaneja, em forma de música, declamação e verso. É fundamental que permaneça viva essa cultura na nossa região, por isso faço questão de realizar esse evento”, falou o prefeito.

O Prefeito Orlando José prestigiou o festival acompanhado de sua mãe, Dona Necir, sua esposa Isis Monteiro, bem como dos Secretários, Vereadores, do Padre José Osvaldo e demais convidados.

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
Fotografia: JOSÉ CARLOS DE MENDONÇA