Governo Municipal realiza Desfile Cívico em comemoração aos 197 anos da independência do Brasil

segunda-feira, 09 de setembro de 2019

A Prefeitura do Altinho por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã do último sábado um grande desfile cívico alusivo ao Dia 7 de setembro, data que marca os 197 anos da Independência do Brasil. A programação teve início com o hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Pernambuco e de Altinho no Palácio Municipal Antônio Lins de Figueiredo com a presença do Prefeito Orlando José, Secretários, Diretores, Coordenadores, Assessores, Vereadores e demais funcionários. Após esse primeiro momento, o gestor municipal seguiu com sua comitiva para Praça Júlio Rodrigues Filho onde assistiram ao tradicional desfile cívico.

A primeira escola a se apresentar foi o Grupo Escolar Felismino Guedes, que veio com o tema Brinquedos e Brincadeiras – ontem e hoje, pois vivemos no mundo da informatização e as crianças de hoje não conhecem as brincadeiras de antigamente. Na sequência foi a vez do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos se apresentar com o tema Aquarela do Brasil. Logo atrás veio a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Altinho – APAE, que se apresentou junto com a Banda Marcial Arlindo Ribeiro da Escola Constantino da cidade de Agrestina. E para abrilhantar o desfile, os idosos do Projeto Vida Saudável que é comandado pelo Professor Edson Alencar se apresentou com a Banda Santa Cecília.

A Escola Maria do Socorro se apresentou com o tema “Escola e Sustentabilidade: Educação para a vida”. Já a Escola de Dança Wiliarly Raiany deu um show com sua apresentação. A banda Marcial Heitor Vila Lobos, da cidade de Igarassu, ficou responsável pelas apresentações das escolas do campo, representadas pelas escolas Manoel Jacinto, Manoel Licó, José Alves Machado e Adalice Diniz Moura. O desfile contou também com a participação do Grupo de Capoeiras Inovação, que conta com 36 integrantes e tem como diretor o altinense Wesley Adriano. A Escola Dr. Morais Rêgo trouxe o tema “Escola e Cidadania: a caminho da Paz”. Em seguida, a Escola José Lins de Figueiredo se apresentou com sua Banda Marcial, cognominada, A Vibrante, e mostrou que o nosso planeta esta sofrendo com as ações dos humanos através da exploração dos seus recursos naturais, provocando muita poluição e destruição do meio ambiente. Encerrando o desfile cívico de 2019, a Escola de Referência em Ensino Médio Professor Francisco Joaquim de Barros Correia trouxe como tema: “Erem Barros Correia Ganha o Mundo”, mostrando os pontos históricos de cada país em que seus alunos fizeram intercâmbio. Por fim, a Banda Musical Santa Cecília fez uma belíssima apresentação para o público presente tocando o hino de Altinho.

O Prefeito Orlando José destacou a importância da união do povo brasileiro para celebrar a Independência, a Liberdade e a Democracia: “É um momento de reflexão que devemos fazer para termos a certeza que o nosso País deve caminhar unido para superar os seus desafios e dificuldades”.

GOVERNO MUNICIPAL
(REPORTAGEM E FOTOGRAFIA: ASCOM – Assessoria de Comunicação e Jornalismo) ©2019