Governo Municipal presta homenagem aos 30 anos dos Agentes Comunitários de Saúde

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Em reconhecimento ao grande trabalho prestado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a população, a Prefeitura do Altinho, por meio da Secretaria de Saúde, comemora este ano, os 30 anos de serviços prestados para todos os altinenses. Esses profissionais atuam de forma fundamental e indispensável nas ações do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas ações de Vigilância Ambiental e Epidemiológica.

Os ACS´s estão inseridos no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que integra o modelo assistencial da Atenção Primária, porta de entrada no que se refere ao atendimento nos serviços de saúde. Já os Agentes de Endemias integram as ações do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, atuando em parceria com os ACS’s na ESF (Estratégia Saúde da Família) e no trabalho de campo no combate a doenças como dengue e malária.

E durante esses 30 anos, grandes foram às conquistas desses profissionais que atuam em suas comunidades conversando, orientando e servindo de ponte entre as famílias altinenses e os serviços de saúde que são de direito da comunidade. E para lembrar essas conquistas iremos apresenta-las: Criação da Lei 1315/2017 que regula o Incentivo Adicional, Concurso Público 001/2017, Criação de Plano de Cargos e Carreira Lei 016/2019, Criação do Estatuto do Servidor Público Municipal Lei 1363/2019, Contratação de Junta Médica, Adicional de Insalubridade – Regido pelas Leis 016/2019 e 1363/2019, Regularização do PMAQ, Regularização de Férias Atrasadas, Estabelecimento do Sistema PEC – com tablets para todos os ACS, Treinamentos em diversas áreas e por fim o Kit com Fardamento e materiais de trabalho.

De acordo com a secretária de saúde Zenaide de Paula, “Uma gestão não se faz apenas de cobranças de ações e metas, ela se faz também de momentos como esse onde reconhecemos o trabalho dos nossos profissionais. Por isso estamos fazendo esta singela homenagem a todos vocês profissionais, por tudo que vocês representam para o nosso município”, finalizou a Secretária.

Para o Prefeito Orlando José, os Agentes Comunitários de Saúde são peças importantes para a saúde do nosso município, pois são eles que estão todos os dias, de casa em casa, conhecendo um pouco mais sobre as demandas de cada família. É através do trabalho desses profissionais que podemos enxergar ainda mais a realidade de todas as famílias altinenses. Com isso, podemos trabalhar de forma preventiva, garantindo um melhor atendimento e mais qualidade de vida para a população. “Desejo que, inspirados na simplicidade e na humildade, todos nossos agentes possam continuar sendo esse elo com a população, fazendo com que possamos atender cada dia mais e melhor a nossa gente”, disse o Prefeito.

Redação: Claudivânia Alves Bezerra Tavares
Publicado por: José Carlos de Mendonça