Governo Municipal envia representantes para participarem de reunião sobre Planos Regionais de Saneamento na Amupe

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Na manhã da última quinta-feira (14), o Secretário de Governo Marivaldo Pena juntamente com o Secretário de Agricultura Antônio Marcos e a auxiliar técnica Cynthya Benevides participaram de uma reunião sobre o Diagnóstico dos Planos Regionais de Saneamento Básico das Bacias dos rios Ipojuca e Capibaribe. O encontro aconteceu na sede da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, no bairro de Jardim São Paulo, Recife. A reunião foi presidida pelo prefeito de Toritama e Diretor Fiscal da Amupe, Edilson Tavares de Lima.

Durante o encontro o Diretor de Articulação e Meio Ambiente, Aldo Santos, destacou os benefícios do diagnóstico para que os municípios possam construir os seus planos, lembrando a preocupação do Governo do Estado neste sentido. Serão elaborados dois Planos Regionais de Saneamento Básico para os serviços de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário, com um planejamento de 20 anos, para os 49 municípios localizados nas bacias hidrográficas dos rios Ipojuca e Capibaribe. O próximo passo será o prognóstico também para os 20 anos de forma que os municípios possam se planejar.

Segundo Aldo Santos, sem os Planos Municipais de Saneamento, as prefeituras ficam impossibilitadas de atender aos requisitos para o acesso à recursos da União ou a financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidade da administração pública federal. As novas regras entram em vigor a partir do exercício financeiro de 2020, de acordo com o Art. 26 do Decreto 7.217/2010.

“Um projeto dessa magnitude não atende somente nossa geração, mas gerações futuras, que crescerão com um novo pensamento a respeito de um meio ambiente sustentável”, falou o Secretário de Governo, Planejamento e Assuntos Institucionais, Marivaldo Pena.

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação e Jornalismo) ©2019