Governo Municipal de Altinho realiza “Dia D” de Vacinação contra o Vírus Influenza H1N1

terça-feira, 07 de maio de 2019

No último sábado 04 de maio de 2019, a Prefeitura do Altinho por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Dia D de Mobilização Nacional Contra o Vírus Influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Uma equipe de profissionais também esteve atendendo a população no centro da cidade, na Praça Júlio Rodrigues Filho. Durante a campanha a Secretaria de Saúde encaminhou aos domicílios, equipes para aplicação da vacina em pessoas que se encontram acamadas.

O calendário de vacinação contra gripe teve início 10 de abril e irá até o dia 31 de maio de 2019, onde serão imunizadas crianças, gestante e puérperas, trabalhadores de saúde, idosos, professores e doentes crônicos.

O município de Altinho teve como meta, vacinar cerca de 6.941 pessoas que compõe os grupos prioritários, sendo eles: Idosos (acima de 60 anos); gestantes (em qualquer período gestacional); puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto); crianças (na faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses e 29 dias); portadores de doenças crônicas; professores e trabalhadores de saúde da rede pública e privada. Mais de 4.900 pessoas foram imunizadas até o Dia D, totalizando um percentual de cobertura de 71, 01 % de munícipes já vacinados. Este ano o município de Altinho conseguiu ficar em primeiro lugar no índice de cobertura em relação aos municípios da IV Regional.

A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente as vias aéreas superiores e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar; tossir; espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Para a Secretária de Saúde do município, Zenaide de Paula, o objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus do Influenza no público alvo, além de atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas. A Secretária ressalta ainda, que a imunização contra o Influenza deve ser feita anualmente, já que as características dos vírus mudam constantemente. Ela agradeceu as equipes de Técnicos de Enfermagem, Agentes de Saúde, Enfermeiros, a Coordenadora do Programa de Imunização – PNI, e ao Coordenador de Atenção Básica que não mediram esforços para realizar esse belo trabalho de mobilização para imunizar o maior número possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários contra o Influenza e suas complicações.

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
Fotografia: JOSÉ CARLOS DE MENDONÇA