Equipe do NASF realiza capacitação na UBS da Cohab

quinta-feira, 01 de março de 2018

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveu na manhã desta quarta-feira (28), na Unidade Básica de Saúde da COHAB, uma capacitação sobre IMC (índice de massa corporal) com todos os profissionais que trabalham naquela área. A capacitação foi ministrada pela nutricionista Carla Danusa e pelo educador físico Everaldo de Macedo que explicaram a necessidade de realizar esse trabalho com os pacientes. Durante a capacitação foram explanadas as medidas necessárias que os profissionais devem tomar caso o paciente esteja abaixo ou acima do peso.

A capacitação teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam na área para que eles elaborem com os pacientes o teste de IMC para saber nível de massa corporal, assim é possível determinar se a pessoa está abaixo ou acima do peso.

IMC trata-se de uma medida do peso de cada pessoa, sendo uma relação entre a massa e a sua altura. Esta é uma medida de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mas que não mede diretamente a gordura corporal, porque não contempla a massa magra, massa gorda, líquidos e a estrutura óssea da pessoa em questão. O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade.

Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros. Portanto, a fórmula de cálculo do IMC = massa / (altura x altura). Por exemplo, uma pessoa que pesa 58 quilos e mede 1,65 metros terá como resultado um IMC de 21,3. De acordo com os dados de referência, esta pessoa tem um peso adequado à altura.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação) ©2018