Desfile Cívico e Hasteamento das Bandeiras marcam o 07 de Setembro em Altinho

quinta-feira, 07 de setembro de 2017

A Prefeitura do Altinho por meio da Secretaria de Educação realizou na manhã desta quinta-feira, dia 7 de setembro, as comemorações alusivas ao Dia da Independência do Brasil com o hasteamento das Bandeiras e o Desfile Cívico das escolas da rede municipal, estadual e particular. A Praça Júlio Rodrigues Filho foi palco das comemorações por onde as escolas desfilaram. Este ano comemora-se 195 anos da Proclamação, data que marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia do Brasil. O Desfile Cívico lembra esse momento que simboliza a autonomia conquistada e a bravura do povo brasileiro que, mesmo diante das dificuldades demonstra amor por sua pátria.

O Desfile Cívico das escolas do município foi marcado por uma grande criatividade dos com vários temas que enfatizaram as histórias do Brasil, a Bandeira Brasileira e a tradição de suas cores, como também a história da Cultura Pernambucana e os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil). O Município de Altinho também foi homenageado por ser o celeiro de grandes artistas como Jorge de Altinho e Antônio Gomes. Também foram comemorados os 25 anos da Escola Curumim.

Estavam presentes no evento o prefeito Orlando José, o vice-prefeito Dr. Vacély Duarte, a Secretária de Educação Soraya Omena, além dos demais Secretários que compõem o Governo Municipal, Vereadores e autoridades.
Com fantasias e adereços bem elaborados, mais de 500 estudantes da rede municipal de ensino levaram à avenida episódios e personagens relevantes da trajetória cultural do nosso Brasil e de nossa cidade. Todas as escolas que desfilaram deram um show nas apresentações com temas diversificados envolvendo o desenvolvimento, a cultura, a educação, os aspectos folclóricos e os regastes históricos.

Para a Secretária de Educação Soraya Omena a democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo, com princípios que protegem a liberdade humana, associado aos direitos individuais e da maioria, levando em conta essa consideração, tomamos todas as decisões de forma coletiva para tornar este momento de grande conhecimento literário, artístico e cultural.

O encerramento ficou por conta da escola estadual Barros Correia que encantou o público presente com uma bela apresentação cultural. A forte chuva no momento em que a escola se apresentava não intimidou o público que ficou até o encerramento do desfile.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)