Artesanatos de Altinho são comercializados na 19ª Fenearte

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Por mais um ano o município de Altinho participou da maior feira de artesanato da América Latina. A 19ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) aconteceu no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, e contou com a presença de milhares de pessoas visitando os estandes que comercializaram as mais diversas e curiosas criações artesanais do Brasil e do mundo.

Este é o 8º ano que o município de Altinho participa da Fenearte mostrando o comprometimento com os artistas locais nessa importante vitrine artística e cultural. O estande do município estava localizado no setor das prefeituras, e colocou em exposição e à venda os trabalhos em couro, reciclagem, bordados, trabalhos em cabaça e madeira, bonecos de bola de gude e os bonecos de fuxico do CCI. Durante a feira o prefeito Orlando José visitou o estande do município e também aproveitou para apreciar os trabalhos de outros artistas do estado e do exterior.

A Fenearte este ano homenageou o ator, músico, compositor e artesão brasileiro, Mestre Salustiano, nascido em Aliança, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Considerado uma das maiores autoridades pernambucanas, Manuel Salustiano Soares, o Mestre Salu, recebeu no ano de 2002 o título de “Patrimônio Vivo de Pernambuco”. A programação oficial contou com oficinas, desfile de moda, rodadas de negócios, apresentações culturais e outros.

A Fenearte tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.

A cada ano, a Fenearte se renova, sem perder a força da sua tradição, sempre ressaltando a riqueza das culturas pernambucana, nordestina e brasileira. Durante os 12 dias, um a mais do que no ano passado, os visitantes puderam conhecer os trabalhos manuais, ter um maior contato com o artesanato e com o artesão, e realizar compras. A feira teve início na última quarta-feira dia 04 de julho e encerrou neste domingo dia 15, com várias apresentações culturais.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação) ©2018