Município de Altinho sediou a Quarta Etapa da IX Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras

segunda-feira, 02 de outubro de 2017

A Prefeitura do Altinho, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, em parceria com o Governo do Estado e a Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco (ABANFARE), realizou na tarde de ontem, dia 1º de outubro, no Ginásio Poliesportivo Edvanilson de Barros Melo a 4ª Etapa da IX Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras 2017. A abertura oficial do evento foi realizada pelo Prefeito Orlando José juntamente com o Secretário Alberto da Hora e o Presidente da ABANFARE professor Maurício Neto.

O município de Altinho foi representado pelas bandas do José Lins de Figueirêdo e Barros Correia, ambas campeãs da 4ª etapa eliminatória. A Banda Marcial da Escola Estadual José Lins de Figueirêdo foi campeã na categoria Master B obtendo 71,0 pontos e a Banda Marcial do EREM Professor Francisco Joaquim de Barros Correia foi campeã na categoria Master A obtendo 75,8 pontos.

A realização da IX Copa Pernambucana é uma conquista do Governo Municipal, mostrando o compromisso da administração com a cultura, a musicalidade e os diversos segmentos artísticos que compõem as corporações estudantis, como também fomentar os talentos do município.

O evento teve início às 15 horas. Disputaram 16 escolas municipais e estaduais das cidades de: Catende, Pombos, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Taquaritinga do Norte, Caruaru, Toritama, Gravatá, Altinho e Águas Belas. Depois de 04 anos, esta competição volta a ser realizada no município de Altinho. Foram julgados diversos critérios como: banda, mor, baliza e balizador, regente, pelotão cívico e corpo coreográfico.

A Copa integra o calendário oficial da ABANFARE-PE e tem como objetivo desenvolver o companheirismo, a cooperação e fortalecer a integração e o intercâmbio entre os jovens, buscando valorizar e incentivar a criação de bandas e fanfarras, aprimorando assim os métodos e técnicas. Além disso, busca resgatar os valores cívicos dos jovens, mediante competição sadia. Cada corporação teve de 10 a 15 minutos para se apresentar, de acordo com a categoria da banda. Todas as escolas se apresentaram de forma brilhante com um nível de profissionalismo e muito brilho. A competição proporcionou para a população altinense um espetáculo com muita música, cores, coreografias e história.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)