Serviços – Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia


TRANSPORTE ESCOLAR

Objetivo: Garantir o acesso e a permanência na escola, dos estudantes matriculados na educação básica da Rede Municipal de Ensino.

Pré-requisitos: Estudantes matriculados na Rede Municipal que necessitem do serviço.

Documentos necessários: Comprovante de residência no ato da matrícula.

Custos: Gratuito

 

PROJETO ASPA DE INCENTIVO À LEITURA

Objetivo: Incentivar a formação de jovens leitores através de atividades que agucem o hábito da leitura, criando possibilidades para que os alunos possam se desenvolver na competência leitora.

Público alvo: Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas públicas municipais.

Critérios Avaliativos: Os estudantes serão escolhidos através de uma competição escolar  na qual irão ler textos selecionados pela Secretaria de Educação .Será observado a entonação, espontaneidade e aplicação de pausas necessárias de acordo com a pontuação.

Etapas: Acontecerá em três etapas. A primeira realizada no município para a escolha da criança da rede, a segunda acontece entre os municípios  e última acontece a nível estadual.É uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores-ASPA em parceria com a secretaria de Educação.

Custos: A premiação é de responsabilidade da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores-ASPA

 

ROBÓTICA

Objetivo: incentivar os estudantes a pensar de forma criativa,  lúdica e prática de modo a resolver os problemas gerados pelo que foi estudado em sala de aula.

Público alvo: Estudantes das turmas do ensino fundamental do 6º ao 9º Ano das Escolas da Rede Municipal, considerando o critério de aptidão e/ou interesse.

Local:Serão contempladas três escolas onde atenderemos em média 200 estudantes .

Custos: Serão contratados 4 (quatro) monitores com bolsa de R$ 800,00 cada.

 

DIÁRIO ELETRÔNICO E PLATAFORMA DE AULAS

Objetivo:Viabilizar a realização de um trabalho sistematizado , permitindo ao professor lançar a frequência e avaliações, além de fazer um cronograma para a disciplina,realizar aulas ao vivo e/ou gravadas.

Público alvo: Professores ,Coordenadores,Gestores e equipe  técnica e administrativa das Escolas da Rede Municipal de Ensino .

Organização: O Diário eletrônico e a Plataforma de aulas pode ser acessados por qualquer computador ou celular ligado à internet ou não ( sincronizando os dados apenas quando houver acesso à internet). Essa ferramenta veio para facilitar muito o trabalho do professor e também do aluno, no acompanhamento da sua vida acadêmica.

 

MATRÍCULA  DA REDE MUNICIPAL

Etapas de Ensino: Educação Infantil (Creche e pré-escola) ,Ensino Fundamental ,anos iniciais(1º ao 5º ano ) e anos finais (6º ao 9º ano).

Educação Infantil -Creche :Estudantes na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses.

Educação Infantil pré-escola: Estudantes com faixa etária de 4 e 5 anos de idade.

Cabe a secretaria de Educação planejar o atendimento e assegurar a matrícula dos estudantes de acordo com a Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996.

Documentos exigidos:

Certidão de nascimento do estudante;

1 foto 3X4;

RG e CPF da criança; Cópia da carteira de vacinação para estudantes da educação infantil;

Cartão do SUS;

Tipo sanguíneo.

Laudo médico quando a criança possuir deficiência.

 

Documentos dos responsáveis:

Comprovante de residência;

RG e CPF do respnsável;

Telefone para contato;

Cartão do NIS;

Cópia da certidão de nascimento ou casamento

 

Outras informações:

A efetivação da matrícula deverá  ser realizada  de preferência na escola mais próxima da residência do estudante. Na ausência de vagas em escolas próximas a residência fica assegurada a matrícula em qualquer  Unidade de Ensino da Rede Municipal.

A direção de cada escola deverá organizar a listagem de seus estudantes para a etapa de  continuidade aos estudos e informar a Secretaria para que seja planejado o atendimento de todos.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO -AEE

A inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso de modo igualitário ao sistema de ensino.

Objetivo: Garantir o direito de todos à educação , promovendo o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência, e que abrange todos os níveis do sistema de ensino, desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Organização:

Visando uniformizar os procedimentos a serem adotados para garantir a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas unidades de ensino da Rede Municipal de Altinho, onde existem as Salas de Recursos Multifuncionais-SRM temos algumas  orientações a serem seguidas para a efetivação do referido Atendimento. Considerando que em conformidade com a Resolução Nº. 4 CNE/CEB, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009, cabe […] aos sistemas de ensino garantir o Atendimento Educacional Especializado oferecido, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em Centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal e Municípios (Brasil, 2009) (Art. 5º).

AULAS DE REFORÇO ESCOLAR

Objetivo: Potencializar as aprendizagens e consolidar habilidades básicas para o desenvolvimento de competências em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes da rede pública municipal de ensino.

Público Alvo: Estudantes do 5º ao 9º anos das Escolas da Rede  Municipal.

Período: 02 vezes por semana e sempre em contraturno.

Organização:

Os estudantes serão atendidos em horário inverso de suas aulas. Os conteúdos ministrados serão organizados  pela equipe de Coordenação Municipal e repassado aos professores e/ou monitores ,bem como a forma de abordar os conteúdos. Durante as aulas de reforço, serão  usadas abordagens que engajem, estimulem e tragam novas vivências para os alunos a fim de suprir suas carências de aprendizado. Deste modo, os estudantes passarão a visualizar os conteúdos da matéria problemática de modo completamente diferente e muito mais abrangente, com toques e dicas que normalmente o professor de sala de aula não consegue tempo para mostra

AULÕES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

Objetivo :Reforçar a aprendizagem e a preparação dos estudantes para as avaliações externas.

Público alvo: Estudantes dos 5º e  9º anos do Ensino Fundamental.

Visando levar o conhecimento aos estudantes da rede pública, de forma dinâmica e eficiente para . recuperar aprendizagens relativas a habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática que contribuirão em obter resultados significativos.

 

Organização: As aulas serão realizadas semanalmente pelos professores de cada escola das respectivas turmas e quinzenalmente, aos sábados , onde oportunizaremos aos estudantes da Rede Municipal uma participação em aulas ministradas por outros profissionais da área para que conheçam outras metodologias encantadoras e facilitadoras de aprendizagem.

A cada sábado, uma habilidade específica de Língua Portuguesa e Matemática será abordada.

 

CINEMA

Objetivo:Possibilitar a  inclusão e  o desenvolvimento cultural dos estudantes.

Público alvo: Serão contemplados 1.000 (mil) estudantes do 5º ao 9º ano da Rede municipal de Ensino.

 

Organização: Durante uma semana, a Rede Municipal de Ensino em Parceria com a Prefeitura Municipal, levará 1.000 estudantes ao cinema. Os mesmos serão distribuídos em grupos de 250 estudantes . A divisão e organização se dará por escola considerando as etapas de ensino, e faixa etária de cada estudante. Todos os estudantes serão acompanhados por seus professores e profissionais de apoio (quando houver).Todos os estudantes receberão uma camisa  com o tema do projeto ,como também um lanche.

 

Outras Informações:

A organização para este evento se dará a partir de um projeto idealizado pelo Secretário de Educação que busca sempre cuidar das pessoas, oportunizando-as a realizar outras vivências. Cada escola irá inserir a inclusão digital em suas respectivas aulas para que os estudantes possam conhecer, experienciar  a cultura de maneira   mais ampla.

 

AULA ATIVIDADE

Objetivo: Promover a troca de experiência profissional, possibilitando assim a reflexão sobre a prática docente para que seja viável e se torne concreto o aperfeiçoamento individual e coletivo dos educadores.

Público alvo: Professores da Rede Municipal


Ir para o Topo do Site

FALE CONOSCO


Atendimento ao Público de
segunda a sexta, das 07:00 às 13:00
Rua Dr. Nestor Varejão, 51
CEP 55.490-000 - Centro, Altinho - PE

Fone: (81) 3739-1118

E-mail: gabinetedoprefeito@altinho.pe.gov.br

FANPAGE

Acesse o Facebook da Prefeitura

Acesse o Facebook da Prefeitura
Prefeitura do Altinho - Construindo Uma Nova História     ❖ Site administrado através da ASCOM - Assessoria de Comunicação e Jornalismo ©2021 ❖
Desenvolvido por: Jorge Calçado