Secretário de Cultura de Altinho participa do 1° evento de 2021 promovido pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur)

quarta-feira, 08 de setembro de 2021

O Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Edson Alencar, juntamente com o Turismólogo, Rodrigo Oliveira, participou nos dias 3 e 4 de setembro, do 1° Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco, promovido pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur), uma entidade não governamental de grande representatividade no Estado. O evento foi sediado na cidade de Gravatá e contou com a participação de autoridades municipais e estaduais.
Este foi o primeiro encontro da Astur após dois anos com os eventos presenciais parados. Agora, o Estado de Pernambuco se prepara para a retomada das atividades, com a contribuição dos setores públicos e privados, e o empenho e organização dos municípios. No encontro, foram debatidos temas importantes para todos os municípios.

A programação também debateu a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, com o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e a equipe da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e também contou com um painel técnico sobre a Lei Aldir Blanc, conduzido pela coordenadora da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, Agricelia Genuíno, e pela analista de Cultura da Confederação Nacional dos Municípios, Ana Clarissa.
Durante o encontro teve a assinatura do convênio entre a Astur e a Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, bem como uma pequena degustação gastronômica dos municípios participantes. Na oportunidade foi realizada a posse da nova Diretoria Executiva da entidade.

Em sua fala, o Secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, falou sobre a importância dos municípios fazerem parte da entidade, reforçando que a mesma é um baluarte no setor, trazendo informações necessárias e a união das cidades. “O turismo é uma alternativa viável em cada ponto do Estado. O nosso turismo tem alma. Temos uma cultura muito forte, um povo verdadeiramente diferente. O turismo não é só coqueiro e praia, ele desemboca nas belezas das cidades do interior. Tudo isso agrega valor”, finalizou o Secretário Estadual.