Secretaria de Saúde realiza várias ações nos PSF’s do município

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Na manhã da última terça-feira (20), as equipes de saúde junto com a equipe do NASF realizaram um conjunto de ações nos PSF’s do município de Altinho. A primeira ação foi realizada no Bairro da Vila Nova, onde a equipe de saúde do PSF Camila Omena realizou uma visita domiciliar puerperal (visita domiciliar às mulheres que tiveram parto recente). As visitas ocorrem uma vez por semana, com médicos, enfermeiras e agentes comunitários de saúde. Nesta visita é possível avaliar as puérperas quanto aos cuidados no pós-parto, amamentação, condições de saúde dos recém-nascidos e as condições de moradia, aproveitando o momento para tirar dúvidas, orientar sobre cuidados com as crianças: desde cuidados básicos de higiene, banho de sol, vacinas, prevenção de acidentes domésticos e necessidade de consultas com pediatra e enfermagem. Na sequência a equipe do NASF (fisioterapeuta e nutricionista), junto com a equipe de saúde da UBS do Loteamento Novo Altinho promoveram palestra e atividades com gestantes sobre Pré-Natal, parto e os exercícios de respiração e alongamento e o pós-parto.

Dando continuidade no conjunto de ações da saúde, também foi realizada no PSF do povoado de Ituguaçu uma palestra sobre o autocuidado e exames preventivos. Estas ações têm como objetivo sensibilizar a população a realizar os exames preventivos, como mamografia e Papanicolau, pois eles ajudam a identificar de forma precoce algumas doenças. Quando isso acontece, as chances de cura aumentam para cerca de 90%.

As atividades são realizadas nas unidades de saúde (UBS e PSF) para atender a população e que mora próximo de cada local. Para participar é preciso comparecer na Unidade de Saúde no horário de cada ação e procurar o profissional responsável. A participação da comunidade é muito importante para garantir o sucesso de cada programação. Essas ações tem promovido uma mudança importante nas Unidades Básicas de Saúde em nosso município.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação) ©2018