Secretaria de Saúde realiza evento alusivo ao Setembro Amarelo

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A Prefeitura do Altinho por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), realizou na manhã desta quarta-feira, dia 19 de setembro de 2018, um evento de sensibilização alusivo ao Setembro Amarelo, uma campanha mundial, que visa chamar a atenção da população contra o suicídio. O encontro foi realizado na Unidade Básica de Saúde da COHAB e na UBS do Povoado de Guaraciaba, bem como na UBS do Loteamento. Durante evento foi realizado palestras, rodas de conversas e debates sobre o combate ao suicídio.

O Setembro Amarelo é um movimento mundial que objetiva conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo.

A Secretária de Saúde Zenaide de Paula explicou que o objetivo das palestras é trazer esclarecimentos e informações para melhorar o conhecimento e a consciência da gravidade das tentativas de suicídio, deixando bem explicado que o suicídio é um problema de saúde pública e que nos dias de hoje tem altos índices de óbitos. O intuito dessa ação é trazer alternativas de tratamento eficazes para que os atos de suicídio não sejam concretizados, oferecendo apoio e atendimento psicológico, se necessário. “Para poder auxiliar na luta pela redução dos índices de suicídio é fundamental que saibamos ter a sabedoria para ouvir e a sensibilidade para tentarmos compreender os sentimentos das pessoas que estão ao nosso redor”, falou a Secretaria.

O prefeito Orlando José destacou que esse tipo de abordagem é muito importante para que as pessoas tenham consciência e tratem os traumas antes quem virem um problema mais grave, como o suicídio. “Valorizo e acredito muito neste trabalho feito pelos profissionais de saúde do nosso município, tendo em vista que tratar de forma preventiva é eficaz e dá resultados. Os números de suicídios preocupam e nos deixam alertas para darmos continuidade a este projeto”, comentou Orlando José.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação) ©2018