Secretaria de Saúde promove capacitação para todos os servidores da saúde sobre o Programa Previne Brasil

quarta-feira, 16 de março de 2022

A Prefeitura do Altinho, por meio da Secretaria de Saúde realizou durante esta terça-feira, dia 15 de março de 2022, uma reunião de capacitação com todos os gestores da saúde do município acerca do Programa Previne Brasil, que é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).
O Previne considera quatro componentes para fazer a transferência financeira federal a municípios e ao Distrito Federal: incentivo com base em critério populacional; captação ponderada (cadastro de pessoas); pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas.

A capacitação teve como objetivo orientar os profissionais de saúde sobre a nova estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária. O Previne Brasil trata sobre valores financeiros referentes à população cadastrada pelas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária no sistema do Ministério da Saúde.
Participaram do evento médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionista, auxiliar de saúde bucal, dentista, agentes comunitários de saúde e os a equipe de serviços gerais.
O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020. O monitoramento e a avaliação dos dados de atendimento garantem mais qualidade e transparência às ações do Sistema Único de Saúde (SUS).