Prefeito Orlando José participa de reunião com representantes do IBGE

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

O prefeito Orlando José participou na manhã da última quinta-feira (28) em seu gabinete, de uma reunião com a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Agência de Caruaru para tratar de assuntos sobre o Censo Agropecuário 2017. Na ocasião foram apresentadas as ações do funcionamento do próximo censo, que será realizado em todo o país a partir do mês de outubro.

Participaram da reunião o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Leônio Cláudio, o presidente da Câmara Paulo Amaro, o vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Cristiano Caetano, o Secretário de Políticas Agrícolas do Sindicato Rural Irineu José Bezerra, o Coordenador do Censo da Região Sebastião Emanuel, o Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE Moaed Cavalcante e o Chefe da Agência IBGE em Caruaru Enildo Meira.

Durante a reunião, os representantes do IBGE explicaram o que é o Censo e como ele funciona, destacando a importância da participação da sociedade, especialmente aqueles que vivem na zona rural para o bom andamento do trabalho.

Esta operação tem como finalidade colher informações sobre o universo de estabelecimentos agropecuários do município, constituindo-se na principal e mais completa investigação da estrutura e produção do setor primário de sua inserção e relacionamento com os demais setores da economia. Dentre as ações primordiais para o sucesso do Censo, incluem-se as parcerias com as autoridades e comunidades locais. Nesse sentido, o IBGE tem, historicamente, contado com a valiosa colaboração de diversas entidades municipais expressa pela participação de representantes nas Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE).

“O Censo Agropecuário irá investigar os estabelecimentos rurais e as atividades neles desenvolvidas, com informações detalhadas das características do produtor e do estabelecimento, bem como da economia e do emprego no meio rural referentes a agricultura, pecuária e agroindústria”, explicou o chefe do IBGE.

Para o prefeito Orlando José o Censo é muito importante, pois é a partir dele que o Governo Municipal irá coletar os dados de todos os estabelecimentos agropecuários do município. “Seremos parceiros no Censo Agro 2017 prestando todo apoio necessário para este importante levantamento de dados sobre o município, o que nos permitirá maior conhecimento sobre o setor agropecuário da região, principalmente o setor da economia altinense. Peço a cada um de vocês que está aqui hoje para irem conversando com as pessoas em suas comunidades para que elas tenham confiança em dar as informações. Assim, quando o recenseador chegar, a população já saberá do que se trata e não terá medo de responder”, orientou o gestor municipal.

A comissão se reunirá outras vezes, antes e durante o Censo para garantir o bom andamento dos trabalhos.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)