Prefeito Orlando José inaugura o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS do município

sexta-feira, 03 de novembro de 2017

A Prefeitura do Altinho, através da Secretaria de Saúde inaugurou na manhã desta sexta-feira (03), o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. A unidade possui caráter aberto e comunitário, dotado de equipes multiprofissionais e transdisciplinares, realizando atendimento a usuários com transtornos mentais em geral sem excluir aqueles decorrentes do uso de álcool ou outras drogas. O CAPS foi implantado no município de Altinho seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), da Política Nacional de Saúde Mental que instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da qual o CAPS faz parte, juntamente com o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e Atenção Básica.

A unidade tem como objetivo oferecer o acompanhamento da pessoa nas relações com o uso de álcool e outras drogas para que, desta forma, ela retome ao funcionamento produtivo no âmbito familiar, de trabalho e na comunidade.

Para o prefeito Orlando José, o atendimento que será ofertado no CAPS irá promover a reinserção social dos seus usuários. “Hoje temos a saúde como uma de nossas principais prioridades. Estamos criando vários dispositivos de atendimento para fortalecer nossa rede básica de saúde”, falou o prefeito.

O CAPS contará com assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeuta, médico psiquiatra, psicólogos, técnicos em enfermagem, terapeutas ocupacionais, além da equipe de apoio. No espaço, os usuários irão contar com atendimento individual, além de atendimento em grupos e oficinas terapêuticas. O CAPS também contará com atendimento à família e promoverá atividades comunitárias enfocando a integração do dependente químico na comunidade e sua inserção familiar e social.

A cerimônia contou com a presença do Vice-prefeito Vacély Duarte, de todos os Secretários do Governo Municipal, do Procurador do Município Dr.Gilberto, do Defensor Público Dr. André, do Presidente da Câmara Paulo Amaro e dos Vereadores Antônio Marcos e Zenildo Santos. Estavam presentes também no evento, o Coordenador da Atenção Básica Junior Bezerra, a Coordenadora de Enfermagem Juliana Monteiro, a Diretora da Unidade Mista do Altinho Edvani Barros, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Marleide Maria, a Secretária de Saúde do município de Ibirajuba Márcia Oliveira, o Diretor Clínico do hospital Dr. André Marcel, o Diretor de Compras da prefeitura Marcos Paulo, o Coordenador Executivo do Detran Marconi Ramos, o ex-prefeito Zeca Omena, o Chefe de Gabinete Genivaldo Joaquim e demais autoridades do município.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)