Prefeito Orlando José e Secretário de Governo Marivaldo Pena estiveram esta semana em Brasília em busca de recursos

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Entre os dias 17, 18 e 19 o Prefeito Orlando José e o Secretário Marivaldo Pena estiveram em Brasília com uma pauta de assuntos importantes para o avanço da Gestão Municipal. O encontro foi organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), e Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que reuniu milhares de prefeitos de todo o País.

A principal pauta foi a discussão da situação financeira das prefeituras que têm como um dos agravantes, a queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para conseguirem  fechar as contas até o final deste ano de 2017. A pauta foi encaminhada em forma de documento à bancada Federal de Pernambuco que se comprometeu em levar até o Presidente da República Michel Temer.
Aproveitando o momento, o Prefeito Orlando José não perdeu a oportunidade de buscar mais recursos em forma de Emenda Parlamentar com o apoio do Deputado Federal Tadeu Alencar, obtendo as Emendas voluntárias, que são aquelas cadastradas no sistema do Governo Federal, pela equipe técnica da prefeitura. Foi uma maratona para tentar destravar projetos  e recursos que estão paralisados a muito tempo.

O Prefeito Orlando e o Secretário de Governo Marivaldo Pena, conseguiram junto ao Ministério de Desenvolvimento Social o não fechamento do CREAS e CRAS, além de garantir recursos para aquisições de bens para o funcionamento dos mesmos. Confirmado os recursos da construção do CRAS,  onde terá sede própria para atender a demanda da população e melhorias dos serviços oferecidos.
No Ministério da Saúde Orlando José conseguiu a garantia da construção de uma UBS no Bairro da COHAB, a qual estava com problemas técnicos, e que já foram solucionados, estando apta para iniciar os procedimentos licitatórios. O prefeito conseguiu também, mais prazo para proceder com os ajustes necessários para dar início as obras da Academia da Saúde. No Ministério dos Transportes, Orlando pediu agilidade na pavimentação de ruas devido as burocracias impostas pela Caixa Econômica Federal, e de imediato, o Ministro se comprometeu em ver essa questão. No Ministério da Educação, teve a solução de pontos técnicos em relação a Creche da Vila Nova, da quadra  de esportes localizada no Bairro da Cohab, obras que logo serão concluídas para serem entregues à população, em especial a juventude altinense. No Ministério das comunicações o prefeito conseguiu destravar um programa importante, que é Cidade Digital, onde o município irá contar com um sistema gratuito de distribuição de internet.

“Mesmo em meio a uma crise política, financeira e institucional instalada no país, que tem afetado todos os municípios, o prefeito Orlando tem enfrentado tudo com muito afinco, pés no chão, sabendo que é na dificuldade que se consegue conhecer os bons administradores. O momento é de muita cautela e requer um sério planejamento para que os serviços básicos não faltem à população”, disse o Secretário Marivaldo Pena.

Já o Prefeito Orlando, frisou que mesmo em meio a tantas dificuldades para administrar o município, não vai baixar a cabeça: “Este momento turbulento vai passar. Vamos continuar planejando cada ação do governo, buscando mais e mais parcerias dos governos Federal e Estadual no que for preciso”.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)