Museu de Arte Sacra em Altinho realiza dedicação da Ermida da Conceição

segunda-feira, 20 de maio de 2019


O Museu de Arte Sacra & Outros Segmentos em parceria com a Prefeitura do Altinho e juntamente com a Secretaria de Cultura, realizou na tarde do último sábado, 18 de maio de 2019, a dedicação da Ermida da Conceição.

O nome da dedicação vem da Invocação de Nossa Senhora da Conceição e também recorda o nome da senhora “Sá Conceição” antiga moradora no Sítio Mumbuca na década de 60, Sec. XX o qual o possuía um oratório em estilo popular onde o curador teve a sua primeira experiência com este tipo de peça sacra. A Ermida da Conceição é uma das alas que compõem o Museu de Arte Sacra & Outros Segmentos em Altinho.

O Prefeito Orlando José participou do ato. Ele estava acompanhado do Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Dilson Melo, do Secretário de Educação, Glorivaldo Barros e do Procurador do município, Gilberto Rodrigues.

O Museu reúne mais de duas mil peças, obtidas ao longo de mais de 30 anos. O material foi doado pela população local, sob o incentivo do padre Ediberto. Entre as peças: documentos, objetos, obras sacras e de arte, além de fósseis, pedaços de madeira da caatinga e símbolos da pintura rupestre da região. Entre as imagens sacras, a de Nossa Senhora do Ó, padroeira do município de Altinho.

O Museu passou por algumas modificações na parte das divisões dos expositores, também foi instalado um sistema de segurança, além das novas peças que retratam as belezas culturais e históricas do município. O Museu está localizado na Rua Natanael Pereira de Andrade, nº 38 – Bairro da COHAB.

Um momento histórico para o município de Altinho, que hoje tem sua memória preservada em um museu, graças à ajuda do padre jesuíta Ediberto Alves de Oliveira.

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
Fotografia: JOSÉ CARLOS DE MENDONÇA
Prefeitura do Altinho – CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA
(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação e Jornalismo) ©2019

Ir para o Topo do Site

FALE CONOSCO


Atendimento ao Público de
segunda a sexta, das 07:00 às 13:00
Rua Dr. Nestor Varejão, 51
CEP 55.490-000 - Centro, Altinho - PE

Fone: (81) 3739-1118

E-mail: gabinetedoprefeito@altinho.pe.gov.br

FANPAGE

Acesse o Facebook da Prefeitura

Acesse o Facebook da Prefeitura
Prefeitura do Altinho - Construindo Uma Nova História     ❖ Site administrado através da ASCOM - Assessoria de Comunicação e Jornalismo ©2021 ❖
Desenvolvido por: Jorge Calçado