Governo Municipal realiza curso de produção de silagem para produtores rurais de Altinho

segunda-feira, 15 de julho de 2019

A Prefeitura do Altinho por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Agricultura, do Departamento de Qualificação e Empreendedorismo do município e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, realizou na última semana (entre os dias 10 e 12 de julho de 2019) o primeiro curso de Silagem e Conservação de Pastagem para os pequenos produtores rurais do município. O Curso teve como objetivo capacitar os produtores para aumentar a produtividade no campo e diminuir os impactos causados aos animais durante o período da estiagem.

O curso foi ministrado durante 03 dias pelo instrutor de silagem do SENAR, Rômulo José, na Associação dos Criadores e Agricultores do Sítio Letreiro – ACAL, localizada na zona rural. Na ocasião, o instrutor ensinou os procedimentos para a construção de trincheira; os tipos de forrageiras utilizadas em milho, cana-de-açúcar, capim-elefante; o uso de aditivos, compactação e vedação do silo para os 12 participantes do curso.

Segundo o prefeito Orlando José, a cada ano, o índice pluviométrico está cada vez menor. “Infelizmente está diminuindo cada dia mais a chuva em nossa região. Então, a seca está prolongada. O produtor rural precisa encontrar alternativas de conservar o alimento, que é abundante no período das águas. Durante o verão, ele precisa conservar esse alimento para poder fornecer ao gado na época da estiagem”.

A Silagem é um método de produção que se baseia na conservação de forragem para alimentação animal, principalmente nessas épocas de escassez de alimentos naturais. Os principais tipos de silagem são: silagem de milho, sorgo, cana-de-açúcar e capim-elefante. A silagem é um alimento volumoso, usado principalmente para bovinos. Na época seca ela pode substituir o pasto e tem como objetivo, baixar o custo de produção e o armazenamento para que possa ser utilizado em um momento mais crítico.

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
Fotografia: JOSÉ CARLOS DE MENDONÇA