Governo Municipal realiza Audiência Pública sobre a organização da feira livre de Altinho

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Na manhã desta terça-feira (26), a prefeitura do Altinho através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realizou uma Audiência Pública com os feirantes do município. O objetivo da Audiência foi ouvir os feirantes, bem como a população altinense a respeito da atual forma de funcionamento da feira livre, como também sobre a organização e a padronização das barracas e os dias em que a feira é realizada. Durante a audiência foram discutidas diversas propostas no sentido de organizar e modificar o funcionamento da feira. Segundo os feirantes presentes, a feira livre atualmente é feita de maneira totalmente desordenada, prejudicando o trânsito, os pedestres os serviços públicos e principalmente as vendas, necessitando urgentemente de intervenções do Poder Público Municipal.

O Secretário de Desenvolvimento Rural Leônio Cláudio explicou sobre a importância da organização da feira livre. “Durante muito tempo a feira livre do nosso município era realizada semanalmente nas quartas-feiras e nos sábados, e hoje muitos feirantes vem colocando suas mercadorias para serem vendidas nas sextas-feiras causando assim vários problemas para o município”, disse o Secretário.

Pensando na melhor forma de resolver com transparência os anseios da população, o prefeito do município Orlando José fez uma breve explanação sobre os problemas recorrentes da feira causados pela desorganização. Na ocasião, ele mostrou várias fotos: Dificuldade de mobilidade das pessoas, motos no meio da feira entre outros pontos negativos que foram encontrados durante uma pesquisa realizada no mês de março deste ano.  Ainda em sua fala ele destacou que a Vigilância Sanitária e o Ministério Público não aceitam mais o uso dos bancos de madeira na feira livre. “A feira livre é um patrimônio do município, é o segmento que mais gera emprego depois da prefeitura”, falou o prefeito.

Ainda durante a audiência foram debatidas as regras que precisam ser cumpridas por todos os feirantes, como a atualização de cadastro, alvarás e outros tópicos. Na sequência foi levantando um questionamento onde perguntado à população quem era a favor ou contra a mudança do dia da feira, e 83% dos presentes concordaram com a organização e a padronização da feira, também ficou definida que a mesma irá acontecer somente nas quartas-feiras e nos sábados.

O encontro aconteceu no Millenium Club e contou com a presença de várias autoridades, além do Prefeito Orlando José e do Secretário Leônio Cláudio, participaram da Audiência o Presidente da Câmara Paulo Amaro, os Vereadores Edson Alencar, Antônio Marcos e Luís Florêncio. Também se fizeram presentes os Secretários Marivaldo Pena, Soraya Omena, Alberto da Hora e Edvaldo Benevides, bem como o chefe de Gabinete Genivaldo Joaquim, o Diretor de Compras Marcos Paulo, o Presidente do SISMAPE Adalto Laranjeira, o Assessor da prefeitura de Garanhuns Wanderley Lopes e o ex-prefeito Zeca Omena.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)