Governo Municipal realiza a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

quarta-feira, 24 de abril de 2019

A Prefeitura do Altinho por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e através do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI, realizou na manhã desta quarta-feira, 24 de abril de 2019, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no Jardins Recepções e teve como tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”.

A Conferência contou com a presença do prefeito Orlando José, da presidente do Conselho do Idoso, Maria das Graças, do presidente da Câmara, Paulo Amaro, do vereador Edson Alencar, dos Secretários Elenildo Arraes, Dilson Melo, Zenaide de Paula e Marivaldo Pena, bem como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Zuza do Carão, Marleide Maria da APAE, o público em geral composto por pessoas da terceira idade e representantes de diferentes segmentos sociais.

Entre as principais atividades do evento, aconteceu uma importante palestra com o professor e escritor Sílvio Broxado que é mestre em Gestão Pública, foi professor da UFPE, consultor do SEBRAE e autor do livro Aposentar é Empreender. Durante a palestra o professor abordou temáticas voltadas para os desafios de envelhecer no século atual e o papel das políticas públicas na garantia dos direitos da pessoa idosa.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Elenildo Arraes falou sobre a importância do evento. “Precisamos discutir esses assuntos buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos idosos, aqui em nosso município temos uma grande preocupação com a melhor idade”.

Para o prefeito Orlando José, a Conferência é um momento de fundamental importância, visto que, na oportunidade foram discutidas e elaboradas as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, objetivando fomentar e fortalecer a elaboração das polícias públicas voltadas para a terceira idade. “Graças a participação de diversos representantes do município de Altinho, em especial dos nossos idosos, tenho certeza que, com base no que foi discutido aqui no evento, iremos trabalhar cada vez mais para continuar garantindo os direitos dos idosos e também melhorar a qualidade dos serviços que oferecemos à eles”, comentou o prefeito.

A Conferência do Idoso teve como objetivo debater temas relevantes para o campo do envelhecimento; sensibilizar a sociedade para o contexto do envelhecimento da população; propor ações para a ampliação da participação das pessoas idosas no âmbito social e familiar; promover a ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde da pessoa idosa e propor ações para a promoção do protagonismo e empoderamento da pessoa idosa.

O evento contou também com apresentação cultural dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Altinho (SCFV).

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
Fotografia: JOSÉ CARLOS DE MENDONÇA