Governo Municipal promove lançamento do Documentário 100 anos de Zé Vicente da Paraíba

sábado, 26 de novembro de 2022

A Prefeitura do Altinho, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes realizou nesta sexta-feira, dia 25 de novembro de 2022, O lançamento do Documentário Cem Anos de Zé Vicente da Paraíba “Uma História no Repente”. O evento aconteceu no Memorial Altinense Apolônio Sales, e contou com a presença do Prefeito Orlando José, dos filhos de Zé Vicente, Wélio Cesar e Wellington Vicente, dos secretários Edson Alencar, Isis Monteiro, Zenaide de Paula, Elenildo Arraes e Adnailson Barbosa, do Comandante da Guarda Civil Sargento Tavares, do Historiador Antônio Airton, do Procurador do Comagsul Dr. Marcelo Antônio, bem como Dr. Júlio Thiago, do poeta, cantor e compositor Alexandre Pé-de-Serra, do sanfoneiro Joab Dantas, ambos da cidade de João Pessoa, Herbert Lucena, cantor, compositor e produtor cultural, da cidade do Recife.

Zé Vicente da Paraíba começou a tocar viola na adolescência, incentivado pelo pai, que o levava para assistir as cantorias de violeiros nas fazendas próximas a sua casa, tornou-se profissional nos anos de 1940, tocando ao lado dos Irmãos Batista e Pinto de Monteiro. Zé Vicente ganhou o prêmio Talentos da Maturidade, promovido pelo Banco Real, o artista concorreu na categoria Contador de História, com a história “Minha viola, minha vida”. Em 1955, gravou o primeiro LP de cantoria. Foi o primeiro do gênero gravado no Brasil, pela extinta gravadora pernambucana. Na década de 1970 seus versos foram gravados por grandes artistas da MPB (Zé Ramalho, Alceu Valença, Marília Pêra, Ruy Maurity).

Na oportunidade os convidados assistiram o documentário que conta a trajetória do grande repentista Paraibano Zé Vicente, contendo fotos e imagens de acervo do artista. Um momento único que mostrou a valorização dos saberes tradicionais da cultura popular.  E na ocasião  o secretário de Cultura, Edson Alencar, entregou para os convidados os Passaportes Bora Pernambucar.