Governo Municipal faz balanço do Programa Bolsa Família em Altinho

sexta-feira, 19 de julho de 2019

A Prefeitura do Altinho por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social fez um balanço sobre o Programa Bolsa Família no município. O Programa tem apresentado bons resultados no controle e monitoramento das famílias. Atualmente o município de Altinho tem 4.485 famílias beneficiárias do Bolsa Família. Essas famílias equivalem aproximadamente a 39,19% da população total do município e inclui 2.873 famílias que, sem o programa, estariam em condições de extrema pobreza. No mês de abril de 2019 foram transferidos R$ 823.209,00 às famílias do Programa e o benefício médio repassado foi de R$ 183,55 por família. Conforme estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, a cada R$ 1,00 transferido às famílias do Programa, o Produto Interno Bruto (PIB) municipal tem um acréscimo de R$ 1,78. A cobertura do programa é de 125,24% em relação à estimativa de famílias pobres no município de Altinho. Essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando as famílias entram no programa, elas e o poder público assumem compromissos para garantir o acesso de suas crianças e adolescentes a saúde e a educação. O benefício do programa está condicionado a presença mínima mensal de 85% nas aulas para alunos de 06 a 15 anos e de 75% para jovens entre 16 e 17 anos. Altinho tem apresentado bons resultados no controle e no monitoramento. Atualmente 2.456 crianças foram acompanhadas e estão com a vacinação em dia.

Como forma de valorizar o programa e seus beneficiários, o Governo Federal vem implementando ação paralela, como o Programa Criança Feliz, que em Altinho vem funcionado e tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de gestantes e crianças de 0 a 06 anos.

O programa Bolsa Família é voltado para famílias extremamente pobres (renda per capita mensal de até R$ 85,00) e pobres (renda per capita mensal entre R$ 85,00 e R$ 170,00). O programa tem hoje cerca de 13,5 milhões de famílias beneficiadas, às quais são destinados cerca de R$ 2,4 bilhões por mês. O valor repassado a cada usuário varia conforme o número de membros da família, idade e renda declarada no Cadastro Único. Ao entrarem no Programa, os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Elenildo Arraes, destaca que na atual Gestão foram incluídas mais de 800 famílias no Programa Bolsa Família. “É muito importante que as famílias cumpram seus compromissos de saúde e educação, previstos nas condicionalidades do programa”. Ele avalia que, no caso da educação, manter a criança ou o jovem regularmente na escola abre uma janela para que todos tenham um futuro melhor. “É uma perspectiva fundamental estar em sala de aula, buscar uma formação para que esses jovens e essas crianças possam ter a oportunidade de mudar a vida das suas famílias”, finalizou o Secretário.

Confira o histórico de valores repassados às famílias beneficiárias do PBF no município de Altinho nos últimos 12 meses:

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação e Jornalismo) ©2019