Governo Municipal do Altinho realiza o 1º Seminário de Segurança cidadã

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

O trabalho contínuo dos últimos anos de atenção à segurança pública e de preservação da cidadania do povo altinense teve um importante reconhecimento nesta terça-feira. A Prefeitura do Altinho, através da Secretaria de Governo e Ordem Pública realizou na manhã desta terça-feira, dia 20 de setembro de 2022, o 1º Seminário de Segurança Cidadã, com o tema “O Papel do Município na Segurança Pública”. Foram dois dias de evento, onde o primeiro encontro aconteceu no Millenium e contou com diversas autoridades do Ministério Público (MPPE).
Durante o evento o município de Altinho recebeu o Certificado de Cidade Pacífica por parte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), sendo a primeira cidade da Região a conquistar esta certificação. A honraria para ser concedida exigiu do município diversas ações em 15 eixos definidos pelo MPPE com metas rigorosas que garantissem a redução da criminalidade e o combate à violência. O Certificado foi entregue ao prefeito Orlando José pelo Promotor do Ministério Público Dr. Rinaldo Jorge.

O secretário de Governo Marivaldo Pena, explicou que o recebimento do Certificado do Cidade Pacífica significa que o município está cumprindo todas as ações pactuadas dentro do projeto e que a cidade manterá o compromisso de continuar aprimorando as ações estipuladas, sob o monitoramento do MPPE, bem como manter os aspectos táticos e operacionais sobre a segurança pública no nosso município.
Já o gestor do município pôs a prefeitura à disposição para participar de novos projetos promovidos pelo MPPE. “Estou muito feliz com a certificação e reconhecimento do Ministério Público, constatando o nosso compromisso com o andamento das ações pactuadas”, afirmou Orlando José.
Já o segundo dia aconteceu na câmara de vereadores onde foi abordada a temática do novo modelo de gestão em segurança cidadã, bem como o cenário da evolução da segurança no município e a necessidade de integração das secretarias municipais na solução dos problemas de segurança pública. Temas esses apresentados pelo secretário Marivaldo Pena e a senhorita Lytiene Rodrigues
A cerimônia contou ainda com a presença do vice-prefeito, Petrúcio Rodrigues, dos vereadores, dos secretários, do secretário executivo do CONSEG, Silvio Barbosa, do tenente Wélio Cesar controlador do Comagsul, presidentes das associações e dos sindicatos locais, bem como a população em geral.