Governo Municipal de Altinho realiza campanha de combate a Leishmaniose

sexta-feira, 07 de junho de 2019


A Prefeitura do Altinho, por meio da Secretaria da Saúde e juntamente com a equipe dos Agente de Endemias e a Vigilância Sanitária em parceria com a IV Gerência Regional de Saúde e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, está realizando uma ação de combate à Leishmaniose Visceral Canina, doença infectocontagiosa transmitida para os cães pelo mosquito infectado.

Os profissionais estão percorrendo várias comunidades da zona rural de Altinho, como o Sítio Caracol e a Vila de São José (Cabeça de Negro) para realizar um levantamento nos ambientes intradomiciliar e extradomiciliar de cada localidade, onde foram capturados vários mosquitos-palha, principal transmissor da doença. Esses mosquitos irão passar por uma análise para identificar a localidade com maiores índices de infestação. Os profissionais da Saúde alertaram os moradores sobre os perigos da doença.

Leishmaniose é transmitida pelo mosquito flebotomíneo, popularmente conhecido por mosquito-palha que se reproduz em locais sujos, onde há decomposição de lixo orgânico, tais como folhas, plantas e restos de frutas. A colaboração da população é fundamental no sentido de facilitar a entrada das equipes nas casas para a realização de todos os serviços necessários, inclusive entregando animais doentes aos profissionais de Endemias, principalmente pelo fato de que há casos em que o cão está com a doença, mas não manifesta os sintomas.

A transmissão ao homem também acontece por meio do mosquito infectado e pode se manifestar de duas formas: A tegumentar e a visceral. A primeira não leva o paciente à morte, mas causa lesões cutâneas e nasofaríngeas deformantes e dolorosas, dificultando a alimentação e diminuindo a capacidade para o trabalho. Podem aparecer dezenas de feridas que deixam cicatrizes muito marcantes no rosto, braços e pernas. Já a forma visceral provoca febre, ascite (barriga d’água), hepatomegalia (grande fígado), aumento do baço, emagrecimento, complicações cardíacas e circulatórias.

Esta ação tem como objetivo intensificar o combate e a prevenção a Leishmaniose Canina no município de Altinho.

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
Prefeitura do Altinho – CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA
(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação e Jornalismo) ©2019

Ir para o Topo do Site

FALE CONOSCO


Atendimento ao Público de
segunda a sexta, das 07:00 às 13:00
Rua Dr. Nestor Varejão, 51
CEP 55.490-000 - Centro, Altinho - PE

Fone: (81) 3739-1118

E-mail: gabinetedoprefeito@altinho.pe.gov.br

FAN PAGE

Acesse o Facebook da Prefeitura

Acesse o Facebook da Prefeitura
Prefeitura do Altinho - Construindo Uma Nova História     ❖ Site administrado através da ASCOM - Assessoria de Comunicação ❖
Desenvolvido por: Jorge Calçado