Governo Municipal de Altinho promove capacitação para equipe do SAMU

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

A Prefeitura do Altinho, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2021, um Curso de Reciclagem em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), para a equipe do SAMU do Município. O curso aconteceu na Escola José Lins de Figueirêdo e foi ministrado pelo Enfermeiro Especializado em APH Adriano Emanoel e pelo instrutor em APH Glaucon Silva. O curso de reciclagem contou com aulas práticas e teóricas conforme as atualizações da American Heart Association (AHA) e Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado (PHTLS NONA EDIÇÃO). Durante o curso foram seguidos todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde.

A capacitação teve como objetivo qualificar, atualizar e promover conhecimentos específicos para os profissionais da USB SAMU-ALTINHO, bem como reduzir o tempo resposta no atendimento pré-hospitalar prestando uma assistência eficaz aos pacientes.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível. O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funcionam 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

Redação: Claudivânia Alves Bezerra Tavares
Publicado por: José Carlos de Mendonça