Festival Internacional de Folclore é realizado em Altinho-PE

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A prefeitura do Altinho através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes sediou pela primeira vez o 29º Festival Internacional de Folclore do Brasil. O evento aconteceu nos dias 21 e 22 no Ginásio Poliesportivo Edvanilson de Barros Melo.  Em meio a uma mistura de ritmos, sotaques, idiomas, histórias e influências culturais, foi a semana do Folclore em Altinho.  O Festival Internacional do Folclore é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares (ABrasOFFA).

O evento contou com uma vasta programação com foco no intercâmbio cultural com a participação de atrações culturais locais, regionais e internacionais. Entre as apresentações estavam o Grupo Folclórico da Cidade do México, o Balé de Cultura Negra da cidade do Recife BACNARÉ, da musicista Colombiana Andréa Giraldo, apresentações de dança do Centro de Convivência do Idoso – CCI de Altinho, apresentações das Escolas Moraes Rêgo, Felismino Guedes, Maria do Socorro, Curumim, Monsenhor Bernardino de Carvalho, da Banda Pai da Mata, dos Bacamarteiros, do grupo de dança da Escola de Ballet da professora Rayane, da Mazurca da cidade de Agrestina e da Banda Arrasta Pife de Caruaru, como também do Grupo de Capoeira e Makulelê de Caruaru, Orquestra Frevofolia de Altinho e do Grupo Flor e Barro de Caruaru.

O clima de despedida marcou o último dia do Festival, no colorido de tanta diversidade, as diferenças é que nos tornam iguais, unir culturas traz riqueza e crescimento. Foi assim que o município de Altinho vivenciou uma mistura de culturas, resultando em um mega evento que ficará marcado para sempre na memória de todos os altinenses.

Sucesso de público, o evento lotou o ginásio na tarde do último dia de apresentações. Estavam presentes o Prefeito do município Orlando José, os Vereadores Edson Alencar, Tonho do Batingal e o Presidente da Câmara o Vereador Paulo Amaro, como também os Secretários Alberto da Hora,  Marivaldo Pena, Edvaldo Benevides, Elenildo Arraes, Zenaide Paula, Soraya Omena e Leônio Cláudio.

Para o Prefeito Orlando José o Festival Internacional de Folclore veio em um momento bastante oportuno, na semana que é comemorado o folclore. “O evento nos proporcionou receber a identidade cultural negra, através da apresentação do Grupo de Balé Negro BACNARÉ e da cultura mexicana através da apresentação do Grupo Folclórico da cidade do México, esta foi sem dúvidas uma grande troca de experiências com o intercâmbio cultural entre as nações”, falou o Gestor Municipal.

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo Alberto da Hora, o Festival além de possibilitar a divulgação e a valorização da nossa Cultura, nos deu oportunidade de conhecer a de outros países também.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)