Caravana do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil chega em Altinho

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Na manhã desta quinta-feira, dia 13 de fevereiro de 2020, a Prefeitura do Altinho, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Instituto do Câncer Infantil do Agreste – ICIA, promoveu a Caravana do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil. O evento aconteceu no auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Francisco Joaquim de Barros Correia e foi voltado especialmente para os profissionais de saúde da Atenção Básica do município como médicos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No entanto, também participaram do encontro o Prefeito Orlando José, o Secretário de Educação e a Secretária de Desenvolvimento Social Isis Monteiro.

A caravana teve como objetivo alertar os profissionais sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, e esta é a primeira vez que o encontro está sendo realizado em Altinho. “Algo corriqueiro pode ser câncer, e é extremamente importante esse trabalho do ICIA para capacitar nossos profissionais a identificar esses sinais e sintomas para o tratamento correto porque a gente sabe que quando há o diagnóstico precoce, a condição de cura é muito mais eficiente”, ressaltou a secretária de saúde Zenaide de Paula.

As palestras foram ministradas pelo idealizador do Icia, o oncologista pediátrico Luiz Henrique Soares, pela Psicóloga do ICIA Elys Ramos, pela coordenadora de voluntariado Cynthia Alves, pelo coordenador de marketing e eventos Túlio Goldemberg, pelo publicitário Lucas Ferreira, pela enfermeira Wilma Soares e pela residente em nutrição Jessica Souza. Durante as palestras foram abordadas as formas de diagnosticar o câncer em crianças e adolescentes, a importância do acompanhamento nutricional durante o tratamento quimioterápico, as lesões bucais que os tratamentos contra o câncer podem causar e a abordagem em enfermagem que deve ser dada aos pacientes.

Na ocasião o Dr. Luiz Henrique apresentou uma videoaula falando sobre os sinais e sintomas do câncer e como os profissionais podem auxiliar no diagnóstico precoce, bem como encaminhar os pacientes para avaliação e tratamento no ICIA.

GOVERNO MUNICIPAL
(REPORTAGEM E FOTOGRAFIA: ASCOM – Assessoria de Comunicação e Jornalismo) ©2020