Brasão do município de Altinho, Pernambuco – LEI MUNICIPAL Nº 1.360/2019

quarta-feira, 04 de setembro de 2019

É com grande satisfação que o Governo Municipal apresenta o Brasão Oficial de Altinho. Aprovado na Câmara de Vereadores por unanimidade pelos parlamentares presentes no dia 14 de agosto de 2019 durante a 6ª Reunião Ordinária do 2º Período Legislativo, o Brasão foi sancionado pelo Prefeito Orlando José da Silva no dia 27 de agosto de 2019. Elaborado e desenhado por José Carlos de Mendonça, o Brasão traz consigo uma identidade harmoniosa com o município simbolizado sua economia, geografia, clima e história.

Passando a ser o símbolo oficial do Governo Municipal segundo a Lei Municipal nº 1.360 onde diz no Art. 4º “O Brasão do Município de Altinho como marca oficial de Governo, deverá ser definitivo e adotado na sua originalidade por todas as administrações, sem sofrer quaisquer alterações que o descaracterize do seu formato, cores e símbolos iniciais”.

Com o lema: Labore, Progressus et Pacem – Trabalho, Progresso e Paz, vamos contar um pouco da história da Emancipação de Altinho:

No tempo do Império do Brasil a Organização/Regimento das Câmaras Municipais foi promulgada através da Lei de 1º de outubro de 1829. A qual diz: ‘‘A Lei de Emancipação se dará pela Assembleia Provincial’’, o que aconteceu com Altinho, 8º Distrito de Caruaru em 1886. A eleição dos novos Vereadores aconteceu no mesmo ano, no dia 7 de setembro e a posse conforme o Art. 2º, aconteceu no dia 7 de janeiro de 1887, início dos trabalhos legislativos. Durante todo o Império, vigorou a Constituição de 25 de março de 1824 sob o Regime Parlamentarista onde a figura do Presidente da Câmara era quem exercia o Poder Executivo.

O Brasão está divido em três partes: Coroa Mural, Escudo Ibérico e Listel.

Vejamos os significados de cada um:

A Coroa Mural – (Emancipação Política e a Capacidade de Autoadministrar-se): Tem origem em uma condecoração (premiação) militar normalmente dada em ouro. Também explica a autonomia da cidade, sua capacidade de autoadministrar-se, simboliza a Emancipação Política do Município. Contendo oito torres em tonalidade prata, sendo cinco vistas a frente e três na parte de trás da Coroa, tem suas janelas e portas em cor preto, simbolizando a hospitalidade do povo Altinense.

Estrelas Brancas – (A Cidade e Povoados): No lado superior esquerdo e distribuídas geograficamente representam o município de Altinho e os povoados do Carão, Cruzeiro, Vila de São José (Cabeça de Negro), Ituguaçú (Cachoeira Grande), Taquara e Guaraciaba (Cabileira). Assemelha-se ao Cruzeiro do Sul, visto no céu Altinense.

Escudo Ibérico – (Economia e Geografia): Volta-se a uma questão cultural dada a origem portuguesa de nosso país. Procura evocar os primeiros colonizadores e desbravadores da pátria. No lado superior direito em forma de xadrez está representado a agricultura em tom verde escuro e a pecuária em tom verde claro, sendo essas as principais atividades econômicas do município de Altinho. No lado inferior esquerdo três linhas verticais em verde claro representa os três principais rios que cortam o município (Rio Una, Rio do Chata e o Rio Taquara).

Cor do Escudo – É o verde em tom mais escuro significando esperança, vitória e em tom mais claro significando a amizade e abundância. O verde é a cor oficial do município de Altinho e sua Bandeira e representa também a floresta primitiva existente no início da fixação do homem branco no município.

Cruz Vermelha – (Religiosidade e Fundação de Altinho): Centralizada no escudo destaca a fé e a religiosidade do povo altinense, em sua maioria católicos. Símbolo presente na bandeira de Altinho representa o sangue derramado nos conflitos ocorridos entre o homem branco e os índios cariris, na região onde hoje é o município.

Sol Amarelo – (Clima do Agreste Central): Situado no lado inferior direito representa o brilho e força do povo nordestino, bem como a República. Representa também o clima da região do Agreste Central com predominância ensolarado na maior parte das estações climáticas.

Listel – (A História): Nela está a identificação do município (Altinho), refrão do hino (“Nós te amamos, ó Terra querida”), ano de 1887, data de Emancipação Política do município no Período Imperial e o ano 1899, data de elevação à cidade no Período Republicano.

O Brasão

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação e Jornalismo) ©2019