Altinho realiza o Encontro de Bacamarteiros da Região Agreste

segunda-feira, 26 de junho de 2017


O município de Altinho realizou neste domingo (25), o Encontro de Bacamarteiros da Região Agreste. O evento foi promovido pela prefeitura através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do município. O Encontro aconteceu no pátio de eventos que está localizado na Praça José Ferreira de Lima e contou com a participação de 08 grupos de Bacamarteiros: Batalhão 21 e Batalhão 22 de Altinho, Batalhão 16 e Batalhão 21 de Tacaimbó, Batalhão 25 de Caruaru, Batalhão 07, Batalhão 33 e Batalhão 45 de São Caetano.

Após as apresentações dos Batalhões, os bacamarteiros desfilaram pelas principais ruas da cidade, mostrando a importância da cultura popular nordestina. Em seguida houve muito barulho com demonstrações de tiros com os bacamartes no novo pátio da feira.

A tradição do bacamarte começou em 1850. Os bacamarteiros se reúnem em grupos, troças ou batalhões, sob a chefia de um sargento e o controle geral de um comandante, que responde, perante as autoridades e pelos atiradores durante as apresentações. De um modo geral, o folguedo se constitui de homens portando bacamartes, que são disparados com cargas de pólvora seca, em homenagem aos santos padroeiros São João, São Pedro e Santo Antônio. Um dos batalhões mais antigo é de Caruaru, o batalhão 41 que foi fundado em 1851, no Sítio Cajazeiras, zona rural do município. Segundo a lenda que existe em torno do bacamarte, a tradição surgiu durante a guerra do Paraguai, em 1864.

Cada chefe de Batalhão recebeu uma medalha de honra ao mérito em homenagem a sua participação no Encontro.

Prefeitura do Altinho – CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA
(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)

 

[ngg_images source=”albums” container_ids=”16″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_extended_album” gallery_display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” galleries_per_page=”0″ enable_breadcrumbs=”1″ enable_descriptions=”0″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ order_by=”imagedate” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]


Ir para o Topo do Site

FALE CONOSCO


Atendimento ao Público de
segunda a sexta, das 07:00 às 13:00
Rua Dr. Nestor Varejão, 51
CEP 55.490-000 - Centro, Altinho - PE

Fone: (81) 3739-1118

E-mail: gabinetedoprefeito@altinho.pe.gov.br

FANPAGE

Acesse o Facebook da Prefeitura

Acesse o Facebook da Prefeitura
Prefeitura do Altinho - Construindo Uma Nova História     ❖ Site administrado através da ASCOM - Assessoria de Comunicação e Jornalismo ©2021 ❖
Desenvolvido por: Jorge Calçado