Altinho realiza o Encontro de Bacamarteiros da Região Agreste

segunda-feira, 26 de junho de 2017

O município de Altinho realizou neste domingo (25), o Encontro de Bacamarteiros da Região Agreste. O evento foi promovido pela prefeitura através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do município. O Encontro aconteceu no pátio de eventos que está localizado na Praça José Ferreira de Lima e contou com a participação de 08 grupos de Bacamarteiros: Batalhão 21 e Batalhão 22 de Altinho, Batalhão 16 e Batalhão 21 de Tacaimbó, Batalhão 25 de Caruaru, Batalhão 07, Batalhão 33 e Batalhão 45 de São Caetano.

Após as apresentações dos Batalhões, os bacamarteiros desfilaram pelas principais ruas da cidade, mostrando a importância da cultura popular nordestina. Em seguida houve muito barulho com demonstrações de tiros com os bacamartes no novo pátio da feira.

A tradição do bacamarte começou em 1850. Os bacamarteiros se reúnem em grupos, troças ou batalhões, sob a chefia de um sargento e o controle geral de um comandante, que responde, perante as autoridades e pelos atiradores durante as apresentações. De um modo geral, o folguedo se constitui de homens portando bacamartes, que são disparados com cargas de pólvora seca, em homenagem aos santos padroeiros São João, São Pedro e Santo Antônio. Um dos batalhões mais antigo é de Caruaru, o batalhão 41 que foi fundado em 1851, no Sítio Cajazeiras, zona rural do município. Segundo a lenda que existe em torno do bacamarte, a tradição surgiu durante a guerra do Paraguai, em 1864.

Cada chefe de Batalhão recebeu uma medalha de honra ao mérito em homenagem a sua participação no Encontro.

(Por: ASCOM – Assessoria de Comunicação)