Altinho realiza a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com a Prefeitura do Altinho e através da Secretaria de Desenvolvimento realizou na manhã da última quarta-feira, dia 19 de dezembro de 2018, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no auditório da Escola de Referência Professor Francisco Joaquim de Barros Correia, com a presença do Prefeito Orlando José, dos Secretários Elenildo Arraes, Marivaldo Pena e Glorivaldo Barros, do Vereador Edson Alencar, da Presidente do CMDCA Marleide Maria, do Diretor de Juventude, Edmar Junio, bem como do diretor de Ensino Luciano Omena, da supervisora de ensino Maria de Luna Macêdo, de Alexandre Alves representando o Conselho Tutelar de Altinho e da equipe do projeto Criança Feliz.

A conferência teve por objetivo geral deliberar sobre a política municipal de defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, estabelecendo novas propostas e fortalecendo as já existentes. O tema discutido no evento foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento à Violência”, ministrado pelo palestrante Libânio Neto representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Floresta/PE, tendo a participação ativa da sociedade civil, de movimentos sociais e de adolescentes que, por meio de 5 eixos temáticos, apresentaram propostas de ações e políticas públicas para a proteção integral à criança e ao adolescente. As propostas foram debatidas e aprovadas em plenária e, em seguida, foram eleitos os delegados que irão participar da Conferência Estadual.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social, Elenildo Arraes, o evento é de suma importância para as políticas públicas voltadas para a criança e para o adolescente. “A conferência é uma oportunidade de discutir, avaliar, de pensar soluções e, também, problematizar questões que enfrentamos no dia a dia. O objetivo desse encontro é garantir a proteção integral da criança e do adolescente do nosso município”, comentou o Secretário.

A conferência contou também com as apresentações dos jovens músicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Altinho.

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
Fotografia: JOSÉ CARLOS DE MENDONÇA