Altinho marcou presença na XX Fenearte destacando elementos da cultura do município

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Por mais um ano, o Governo Municipal viabilizou um stand para os artesãos de Altinho divulgarem e venderem seus produtos, na maior feira de artesanato da América Latina. A 20ª Edição da Fenearte aconteceu de 03 a 14 de julho de 2019 no Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda. Durante os 12 dias, as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo foram encontradas no evento. A feira tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.

Em meio às mais criativas produções artesanais, de 21 diferentes países do mundo, os visitantes puderam conhecer o artesanato produzido em Altinho, que estava exposto no stand do município. Os artesãos comercializaram peças produzidas a partir de materiais como madeira, couro, barro, biscuit, tecidos, peças de reciclagem, feltros e E.V.A.

Durante os dias da feira o stand do município recebeu muitos visitantes e entre eles o Prefeito Orlando José e os Secretários Dilson Melo e Elenildo Arraes.

De acordo com o prefeito Orlando José, uma das prioridades da atual Gestão Municipal é o apoio à produção cultural do município, como o artesanato. “Altinho tem um artesanato muito rico, de muita qualidade e nossos artesãos são reconhecidos pelos belos trabalhos que produzem. Quem visitar a Fenearte vai poder comprovar isso“, disse o ele.

Para marcar esses 20 anos de edições, a Fenearte orgulhosamente apresentou como centro de suas celebrações a “Ciranda”, sintetizando a cultura pernambucana e suas mais diversas tradições. O simbolismo consiste em todas as culturas de mãos dadas e convivendo harmoniosamente, como numa grande e democrática roda de ciranda. Este ano, sob o tema “Ciranda de Todas as Artes”, a feira homenageia os precursores do ritmo pernambucano, os mestres cirandeiros, Lia de Itamaracá, Dona Duda e Mestre Baracho, além de reforçar a ideia de pluralidade e união de todas as crenças e identidades.

Altinho é um grande celeiro de artistas das mais variadas expressões culturais. Com uma bela infraestrutura, os artistas mostraram e comercializaram suas obras de arte ao redor do mundo. Altinho, sua gente e seus artistas, mostrando o melhor da nossa terra.

Reportagem: CLAUDIVÂNIA TAVARES
Fotografia: JOSÉ CARLOS DE MENDONÇA